Publicado 21 de Junho
Por Sueli Teixeira – Jaíba
Matéria exclusiva

O peão José Vicente da Silva, natural de Manga, filho de Vicente e Isabel da Silva Ventura( Beta). Ele que sempre morou em fazenda perto do Brejo São Caetano do Senhor Waldir da Emater mexendo com gado desde 5 anos de idade.
Seu incentivo sempre foi seu irmão Valdeir da Silva Ventura, que montava em touros, e seu irmão Valdemir da Silva Ventura que fica ali cobrando e incentivando seu trabalho, mas seus pais sempre tinham medo dele envolver com esse tipo de profissão que é perigoso, mas contra vontade dos pais, ele começou essa profissão aos 18 anos.
O primeiro rodeio profissional do José Vicente foi em Verdelândia no Norte de Minas em 2008, foi campeão, mas houve erros na classificação dos juízes na época e tirou seu título. Rodeio em Janaúba, Olhos d’água, Miravânia, Januária, sempre tem, e participava de todos que conseguia ir, mas como havia poucos rodeios na região, o peão José Vicente trabalhou de Vigilante de segunda à sexta-feira no INSS de Manga, e perdeu várias oportunidades de participar de grandes rodeios em Belo Horizonte, São Paulo e Goiás, e também envolvendo sua situação financeira que era difícil para está participando de todos os eventos.
Afirma José Vicente: “Eu amo o que faço”. E agradeço muito minha mãe Beta, Macalé Vereador de Manga, Carlitão que sempre emprestou seus bois para treinar, e fez uma arena pra mim apoiar e acredita no meu potencial até hoje. Estou feliz por ser um dos brasileiros representando Norte de Minas, minha cidade de Manga, com uma alegria imensa, por ser campeão desse campeonato de rodeio wrangler expogan sonora México em 1° Lugar ( Professional Bull Riders).
Várias cidades apoiava nos rodeios, mas não desfavorecendo nosso Brasil, o público mexicano recebe os peões como artistas: tiram fotos, gritam, batem palmas e viram fãs mesmos. Apesar que, como temos 8 segundos para permanecer nos touros, muitas pessoas não tem noção como pra gente essa missão é difícil, mas no final disso, prazeroso, em fazer a platéia emocionar.
Quando estamos em cima do touro é uma adrenalina, não pensamos em nada quando abrem às porteiras do brete.
Tem que parar 8 segundos, menos disso, sua nota é zero. A única coisa que temos que fazer são os movimentos certos em cima dos touros.
Ainda não tive oportunidade de participar no rodeio de Barretos, mas pretendo, e todos os peões almejam participar desse rodeio. Acredito!
Para chegar até o México, participei de um quali fire em São Paulo, mas para participar tinha que pagar, produzido por André Pedroso e meu amigo José Carlos campeão em Barretos me indicou, mas seis(06) pessoas foram selecionados para o México, onde meu amigo Macalé me levou até São Paulo pois estava sem condições na época para participar do quali fire, onde fui classificado e estando aqui com apoio também de André Pedroso, e conquistando títulos no México, afirma o brasileiro José Vicente. Agradeço à Marcos Aurélio tropeiro de Janaúba que faz rodeio em Verdelândia, Jessé Cardoso da Fazenda Sizan de Matias Cardoso e Sônia vice prefeita de Miravânia.
Eu pretendo apoiar as pessoas que sonham como eu, muitas pessoas acreditaram em mim da minha família, sempre pedi ajuda um ao outro, mas dificilmente conseguia ajuda. Carlito sempre me ajudou e sempre será lembrado por mim.
No rodeio me inspiro muito em Adriano Morais, apesar que parou de montar como competidor, e como Juiz de Rodeio, admiro Rubinho Gouveia que julga em Barretos – SP.
Finalizando a entrevista, o José Vicente participa do próximo campeonato no México da Copa panamericana em chihuahua chihuahua.

Vejam além dos Peões, outros profissionais que têm missão importante no Rodeio:

Salva-Vidas Vestidos de Palhaço

Ao assistir um espetáculo de rodeio algumas pessoas acham divertido ver outras trajadas como palhaço, fazendo o que parece ser “brincar” com os touros. Embora estejam de cara pintada e calças largas, esses profissionais têm uma função bastante séria, que é a de distrair os touros no momento em que o peão terminou a montaria ou quando o mesmo cai do animal antes dos 8 segundos.
Em alguns casos, os “palhaços” atuam como verdadeiros salva-vidas, pois alguns peões podem ficar com as mãos presas na corda americana ou atados ao touro de outra forma. Se isso acontece, cabe a esses profissionais soltar o peão do touro mesmo que o animal esteja bravo e em movimento. Os salva-vidas se arriscam para salvar a vida dos peões durante os espetáculos.
Essa função exige uma série de habilidades do interessado como, por exemplo, ser ágil, rápido e saber tratar dos touros conhecendo a sua natureza e como abordá-los. É necessário ter muita coragem e senso de responsabilidade para ajudar os peões em momentos de dificuldade. Os primeiros profissionais a se destacarem nessa profissão foram os irmãos Django e Meio Quilo, com mais de duas décadas nessa atividade ainda permanecem ágeis e concentrados em sua tarefa.

Madrinhador ou Madrinheira

Também são profissionais que atuam para oferecer mais segurança para os peões e, também, para ajudar no retorno dos animais para o brete. Eles são responsáveis por laçar os animais após as montarias de maneira a levá-los novamente ao brete.
A atuação desses profissionais tornou os rodeios mais ágeis, de maneira que mais peões puderam montar nos eventos. Com menos tempo gasto para que os animais sejam reconduzidos ao brete, se tem mais tempo para a competição. Essa função tem sido exercida por mulheres.

Locutor da Festa de Rodeio

Uma das figuras de que as pessoas sempre lembram depois de assistir a um rodeio, o locutor, deve ser alguém com conhecimentos profundos das regras e do dia a dia dos peões, bem como uma pessoa carismática. Um dos papéis do locutor é manter a plateia compenetrada no que está acontecendo na arena e torcendo pelo peão ou pelo touro.
As festas de peão se tornaram muito populares com a difusão do estilo sertanejo em todo o país e, por isso, o locutor se tornou alguém crucial. Além de narrar as montarias, é esse profissional que dá seguimento à festa. Um dos principais nomes da locução de festas do país é Marco Brasil, que foi eleito cinco vezes como o melhor do ramo e que ainda passou o seu talento para o seu filho Marquinho Brasil.

Sonoplastas

Profissionais que trabalham junto com os locutores, adicionando mais emoção às narrações dos locutores. São responsáveis por toda a parte do som dessas festas de rodeio em todo o país. Uma função que tem sido reconhecida nos últimos anos, já que os sonoplastas aumentam a interação com o público, tornando as festas do peão mais interessantes até para quem não é desse universo.

Juiz de Rodeios

Talvez quem está assistindo ao rodeio nem perceba, mas na arena estão posicionados os juízes da montaria. Cabe a esses profissionais avaliar os peões sendo os responsáveis pelas notas e até pela desclassificação de quem não cumpre as regras. Em todo rodeio há, pelo menos, um juiz no brete para acionar o cronômetro e outros distribuídos na arena.
Quando a montaria chega ao fim, todos os juízes presentes na arena dão notas que somadas formam a nota do peão. Como eles têm a responsabilidade de atribuir as notas que consagrarão um vencedor na arena, é fundamental que esses profissionais tenham amplo conhecimento sobre o assunto. Outra função que cabe aos juízes de rodeio é a de evitar que aconteçam invasões.

Peões

As grandes estrelas dos rodeios, os peões, devem estar sempre preparados para enfrentar o perigo a cada montaria. O objetivo é fazer uma boa montaria para conquistar boas notas diante dos juízes e assim conquistar o grande prêmio. Quando montam num touro bravo os peões precisam se manter 8 segundos em cima deles. Em algumas competições os peões têm como desafio permanecer 8 segundos no lombo de cavalos igualmente nervosos. Atualmente, a função de peão de rodeio é reconhecida pela lei.(rodeowest.com.br)

José Vicente da Silva, brasileiro, norte-mineiro, peão de Rodeio que monta nos touros e brilha na arena do exterior.

JORNALISTA SUELI TEIXEIRA
Editor: Hugo Ramos
Editor Geral: Jonas
Empresário: Jaburu

 

FOTO: JORNALISTA SUELI TEIXEIRA

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here