Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews
BUFFALO, NY (AP): Um atirador, identificado como Payton Gendron de Conklin , 18 anos, usando roupas de estilo militar, colete à prova de balas, abriu fogo com um rifle em um supermercado em Buffalo, Nova York, no que as autoridades chamaram de “crime de ódio e extremismo violento por motivos raciais”.
Ele matou 10 pessoas e feriu outras três antes de ser detidos na tarde de sábado, conforme relatos das autoridades policiais.
Autoridades disseram que 11 das vítimas eram negras e duas são brancas. O tiroteio aconteceu em um bairro predominantemente negro a poucos quilômetros ao norte do centro de Buffalo.
O suspeito foi interrogado no sábado à noite pelo FBI, disse um dos funcionários, e deve comparecer ao tribunal ainda no sábado.
Conforme informações das autoridades, o suspeito desceu de um veículo no estacionamento do supermercado. Estava fortemente armado e usando equipamento tático, incluindo um capacete com uma câmera que ele usou para transmitir ao vivo o tiroteio.
Também mostra o suspeito entrando no supermercado e atirando em várias outras vítimas lá dentro, disse a autoridade. Uma das vítimas era um policial recém-aposentado que trabalhava como segurança na loja, segundo o funcionário.
O policial aposentado trocou tiros com o suspeito, o alvejou, entretanto, o colete à prova de balas o salvou.
Entretanto o policial não teve a mesma sorte, foi um dos primeiros corpos a ser encontra do lado de fora.
O xerife do condado de Erie, John Garcia, acrescentou: “Isso foi pura maldade. Foi um crime de ódio racialmente motivado de alguém de fora da nossa comunidade, fora da Cidade dos Bons vizinhos… entrando em nossa comunidade e tentando infligir esse mal sobre nós.”
Policiais disseram que o atirador abriu fogo com um rifle em um Tops Friendly Market. Os investigadores acreditam que ele pode estar transmitindo o tiroteio através de uma câmera afixada em seu capacete, disse um dos funcionários.
O vídeo mostrou o atirador parando na frente da loja com um rifle no banco da frente e apontando o rifle para as pessoas no estacionamento ao sair do veículo e abrir fogo, disse o oficial.
Segundo as autoridades, “ele arrancou o capacete, largou a arma, ele caiu de joelhos. e se entregou para a polícia”.
A Tops Friendly Markets divulgou um comunicado dizendo: “Estamos chocados e profundamente entristecidos por esse ato de violência sem sentido e nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias”.
“Meu coração se parte pelas famílias das vítimas e por todos os afetados por esse ato de violência horrível e desprezível”. governadora Kathy Hochul