FIES: Plano do governo beneficia devedores com desconto de 92% da dívida

0
199

 

Por Zoh Andrade 

 

 

Após a declaração do presidenciável Lula, em Paris, sugerindo anistia dos devedores do Fies, o governo Bolsonaro decidiu responder com um plano para reduzir em até 92% as dívidas de estudantes com o fundo.

A sugestão partiu do ministro da Economia, Paulo Guedes, em modelo que foi acertado por técnicos tanto da Economia quanto da Educação. A proposta se baseia em integrar os estudantes de baixa renda devedores do Fies ao cadastro único dos beneficiários do Auxílio Brasil.

A pasta econômica acredita que a medida não terá impacto fiscal, já que esses créditos são tratados pela área como irrecuperáveis; ou seja, são pessoas que não dariam conta de pagar toda sua dívida junto ao Fies.

Neste planejamento, o objetivo é de que os descontos sejam de até 92% da dívida para os contratos do Fies firmados até o ano de 2017. Esse percentual totaliza quase um milhão de acordos de financiamento.

Atualmente, cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O pagamento só começa depois da formatura, mas muitos não conseguem pagar a dívida e passam a ser considerados inadimplentes quando ficam com mais de 90 dias de atraso.

 

 

Edição:Zoh Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui