terça-feira, maio 24, 2022
InícioRio de JaneiroPrefeitura do Rio publica edital para compra de ônibus novos do BRT

Prefeitura do Rio publica edital para compra de ônibus novos do BRT

Por Zoh Andrade 

O edital de licitação para a compra de novos ônibus para do sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro foi publicado hoje (14) no Diário Oficial do Município pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). A previsão é de que com a aquisição, que faz parte do projeto de requalificação de todo este serviço, a partir do segundo semestre comece a substituição gradual da frota antiga para atingir a expansão do sistema até 2023.

Atualmente os usuários do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT na sigla em inglês, enfrentam problemas com a lotação acima da capacidade e falta de ônibus em diversas linhas que atendem bairros das zonas Oeste e Norte da capital. Com a compra dos novos veículos, a intenção é aumentar a qualidade no serviço prestado e reduzir os intervalos de circulação, uma vez que haverá maior oferta de ônibus.

A publicação desta segunda-feira é referente à primeira das duas licitações que serão realizadas pela Prefeitura do Rio. O recebimento de propostas desta primeira etapa, que prevê a compra de 307 veículos articulados, de 18, 21 e 23 metros, está programado para março. Os veículos terão que ser entregues a partir de outubro deste ano. A segunda fase da licitação, vai ocorrer no segundo semestre deste ano e a previsão é a compra de 250 veículos, com entrega para o segundo semestre de 2023. Neste caso, são de modelos básicos e de 21 metros. Ao todo, as duas etapas de licitação preveem a aquisição de 557 ônibus.

Mudanças

Os ônibus que serão adquiridos virão com alterações, comparados com os que circulam atualmente. De acordo com a SMTR, na busca de melhor qualidade do serviço, os novos veículos do Sistema BRT “terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo e proporcionando mais segurança às viagens”.

Com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como destinar mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados. “Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota”, completou a secretaria.

Operação

Além da licitação para a compra dos ônibus, a SMTR vai publicar, em março, o edital de licitação para a concessão da operação do BRT. A entrega das propostas está prevista para maio. Quem vencer será responsável pela circulação dos ônibus nos corredores, pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens. Enquanto o vencedor não assumir a operação, a Prefeitura do Rio continuará à frente dos serviços do BRT, por meio da empresa pública Mobi Rio.

A secretaria informou que durante uma audiência pública virtual marcada para a próxima sexta-feira (18), das 11h às 13h, serão apresentadas as condições técnicas que vão orientar o processo de licitação. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

Conforme a pasta, o novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, “já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota”.

Para a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, o processo representa uma mudança no transporte público da capital. “As duas licitações representam um marco na modernização do BRT e na transformação do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro”, explicou.

Fonte:Agência Brasil
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit