11 C
New York
terça-feira, setembro 21, 2021
InícioCOVID-198,9 milhões de vacinas Covid-19 são distribuídas para todo o Brasil

8,9 milhões de vacinas Covid-19 são distribuídas para todo o Brasil

Na tarde de domingo (02) chegaram ao país 2 milhões de doses da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca.

Desde sábado (1/5) Estados e DF estão recebendo novos lotes das vacinas da Fiocruz e do Butantan.

 

O Ministro da Saúde garantiu a ampliação da campanha de vacinação

 

Desde sábado, o Ministério da Saúde está distribuindo mais um lote com 6,9 milhões de doses de vacinas Covid-19.

 

 

Estão sendo distribuídos 6,5 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 420 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan. 

 

O Ministério da Saúde informou que nesse novo lote, vão ser vacinados os grupos prioritários de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente. 

 

Serão atendidos idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia. 

 

As orientações estão no 14º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

 

A vacina da Fiocruz é destinada para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e idosos entre 60 e 64 anos. 

 

A vacina do Butantan será para a primeira e segunda dose de agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas e para a segunda aplicação em trabalhadores da saúde.

 

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que o objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz.

 

Até o dia 1° de maio, mais de 42,7 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

 

Na tarde de domingo (02) chegaram ao país 2 milhões de doses da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca.

 

“No máximo, em 48 horas, elas serão distribuídas para todos os estados do Brasil”, disse o ministro da saúde Marcelo Queiroga..

 

Essas novas doses complementam o lote total de 3,9 milhões que começou a chegar no Brasil na tarde deste sábado (1) 

 

 As vacinas contra o coronavírus (Sars-CoV-2) pela Iniciativa Covax Facility.

 

Um programa criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a entidades filantrópicas para ampliar a distribuição dos imunizantes para a Covid-19 e garantir que nações de baixa renda não sejam negligenciadas.

 

O Covax Facility é um consórcio que convidou países de renda alta e média-alta a criarem um fundo coletivo para comprarem as injeções em conjunto e antecipadamente, quando elas ainda estavam em fases menos avançadas dos estudos. Havia a possibilidade de as nações entrarem apenas como doadoras — foi o caso de Estados Unidos e Reino Unido. Com essa aquisição em grupo, os preços por dose cairiam.

 

Segundo Queiroga, o Instituto Butantã deverá entregar na próxima semana doses da vacina Coronavac, do laboratório Chines Sinovac.

 

“Essas remessas deverão normalizar a aplicação da segunda dose no país”, Queiroga. 

 

“Alguns estados em decorrência da dificuldade com [Ingrediente Farmacêutico Ativo] IFA vindo da China, o Instituto Butantan não fez as entregas – não por responsabilidade do Instituto Butantan, que é uma grande instituição, mas em função dos trâmites da chegada desse IFA no Brasil”, disse Queiroga,

 

O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) é fundamental na formulação de um fármaco porque é nele a substância capaz de produzir o efeito desejado. 

 

Nas vacinas, é o IFA que tem a informação que faz com que o organismo comece a preparar suas defesas contra um micro-organismo invasor.

 

Estados e municípios têm se queixado de não estarem recebendo vacinas suficientes para garantir a aplicação da segunda dose.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit