A Petrobras reajustará o preço do gás de botijão e da gasolina em 7,2% a partir deste sábado (09/10).
A venda da gasolina nas refinarias será de R $2,98 por litro.
O gás de cozinha será reajustado em 3,86 por litro.
A Petrobras reajustou o gás de cozinha 16 vezes somente neste ano.
O reajuste da gasolina e do gás de cozinha estão impulsionando a inflação para cima, pesando muito no orçamento familiar da população brasileira.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 1,16%, o maior para o mês desde 1994, início do Plano Real.
A inflação acumula alta de 10,25% em 12 meses.
▶ “As maiores variações e os maiores impactos no resultado de setembro vieram dos grupos Habitação, Transportes e Alimentação e Bebidas, nessa ordem”, destaca Pedro Kislanov, gerente do #IPCA, no #IBGE. Assista ao vídeo e saiba mais sobre a #inflação no Brasil. https://t.co/Wes1IYugcL pic.twitter.com/BrL5tA2DGo
— IBGE Comunica (@ibgecomunica) October 8, 2021
A maior inflação para setembro em 27 anos: Energia elétrica, gás de botijão, gasolina e alimentos (frutas, frango, café, batata, tomate, queijo) pressionam a inflação para cima.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê que o país fechará o ano com inflação de 7,1%.
O general Joaquim Silva e Luna justificou que a elevação está nos patamares internacionais de preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente ao crescimento da demanda mundial, causada pela elevação do dólar e das cotações do petróleo.
Com o dólar está sendo vendido acima de R $5,50, vem refletindo nas prateleiras dos supermercados e as incertezas das políticas econômicas no Brasil