11 C
New York
sábado, junho 19, 2021
HomeBrasil“A vacinação é o passaporte para o fim da pandemia”, diz ministro...

“A vacinação é o passaporte para o fim da pandemia”, diz ministro Queiroga após 1ª reunião do Comitê Nacional para Enfrentamento à Covid-19

Grupo coordenado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é responsável por centralizar as ações de combate à doença, com representantes do Legislativo e do Judiciário

Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews, Portal AmaralNews
Me acompanhe no Facebook
Me acompanhe no Instagram

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, na manhã desta quarta-feira (31/3), da primeira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e demais autoridades.

“Essa reunião é a materialização da harmonia entre os poderes como uma ferramenta para enfrentamento à pandemia”, disse Queiroga em pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado de Pacheco e Lira.

O ministro destacou o esforço do Congresso Nacional na aprovação de medidas para reforçar a campanha de vacinação no país e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas iniciativas se somam a outras já em andamento. O objetivo é reduzir o número de casos que pressionam o sistema público de saúde. A campanha de vacinação ampla e ágil é o passaporte para o fim da pandemia. Esse é o esforço que temos feito”, ressaltou o ministro, relembrando que o Brasil já tem mais de 562 milhões doses de vacinas covid-19 contratadas para 2021.

Sobre medicamentos para intubação, o ministro esclareceu que a pasta acompanha a evolução dos estoques em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuir os insumos para a saúde pública e suplementar, a fim de dar assistência a pacientes graves.

“Estamos em tratativas com a OPAS e o governo americano para buscar esses produtos no exterior e estabelecer estoques reguladores”, explicou.

Juntamente com os medicamentos, Queiroga citou as ações do Ministério da Saúde para auxiliar estados e municípios nos estoques de oxigênio medicinal: “conversamos também com a iniciativa privada para termos mais cilindros disponíveis a cidades mais remotas. Importamos do Canadá 13 caminhões-tanque para transportar oxigênio líquido aos hospitais”, disse.

O ministro também citou o diálogo com a comunidade científica para a elaboração de protocolos assistenciais para otimizar a assistência de pacientes graves e reforçou a criação de uma secretaria extraordinária de enfrentamento à covid-19, que irá centralizar as ações de combate à doença dentro do Ministério da Saúde.

Por fim, Queiroga reforçou a importância do apoio da população para conter a circulação do coronavírus: “cada um deve fazer a sua parte. O uso de máscaras, o distanciamento entre si. Estou conversando com o Ministério da Infraestrutura para disciplinarmos o uso do transporte coletivo, para dar segurança aos brasileiros que usam desses meios para se locomover”.

Agência Saúde Notícias

Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews, Portal AmaralNews
Me acompanhe no Facebook
Me acompanhe no Instagram

Veja também

Brasil e China seguem parceria para garantir vacinação em massa da população

BANCO DO BRASIL DE JAÍBA FAZ ATENDIMENTO AO PÚBLICO COM FUNCIONÁRIO TESTADO POSITIVO PARA O COVID-19 DENTRO DA AGÊNCIA.

POLÍCIA MILITAR APREENDE PISTOLA NO BAIRRO NOVA ESPERANÇA EM JAÍBA

PGR reafirma que cultos e missas devem ser autorizados com adoção de medidas sanitárias

Ministro Gilmar Mendes nega suspender decreto paulista que veda cultos, e plenário do STF vai julgar questão

Primeiras parcelas do Auxílio Emergencial será pago amanhã (06/4)

Senado pode votar nesta semana projeto que prorroga prazo do Imposto de Renda

Lei que criminaliza stalking é sancionada

A Petrobras vai reajustar em média,  39% o preço do gás natural vendido as distribuidoras

Unidades Regionais de Saúde recebem mais de 1 milhão de doses contra covid-19

Covid-19: Após enterrar o pai, filhos recebem a notícia sobre a morte da mãe

Brasil atinge 9,20% da população vacinadas e o país pretende adaptar o parques farmacêuticos veterinários para produzir vacinas covid-19

Após decisão do STF, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, teve missa de Páscoa com fiéis presentes.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit