LONDRES, 24 Mar (Reuters) – O Kremlin disse nesta quinta-feira que o bilionário russo Roman Abramovich desempenhou um papel inicial nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, mas o processo está agora nas mãos das equipes de negociação dos dois lados.
Abramovich foi convidado pela Ucrânia para ajudar na mediação por causa de seu passado na Rússia, onde fez fortuna no caótico período de privatização pós-comunista dos anos 1990.
“Ele participou no estágio inicial”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. “Agora as negociações são entre as duas equipes, os russos e os ucranianos.”
Em uma tentativa de forçar o presidente Vladimir Putin a recuar sobre a Ucrânia, o Ocidente impôs sanções a bilionários russos como Abramovich, empresas russas e autoridades russas, efetivamente cortando a economia russa do Ocidente.
O oligarca russo Roman Abramovich é proprietário da equipe do Chelsea.
Veja também
Os preços globais dos alimentos já tiveram registros de aumento de preços em Janeiro de 2022, então a Rússia invadiu a Ucrânia e aconteceu a disparada nos preços.
O aumento encerrou a série de relativa estabilidade nos últimos cinco anos e resulta em um recorde de alta de dez anos.