Ação conjunta resulta em prisão e apreensão por latrocínio tentado

As investigações prosseguem para a identificação dos outros envolvidos no crime. A ação, coordenada pelo delegado regional Felipe de Ornelas Caldas e pelo inspetor Hernesto Francisco da Silva

0
101

Uma ação das Polícias Civil e Militar resultou na apreensão de um adolescente e na prisão de um homem suspeito por latrocínio tentado, cometido contra dois irmãos, proprietários de uma corretora de café, crime ocorrido na manhã do dia 31 de março, em Manhuaçu, na Zona da Mata. A prisão e a apreensão foram realizadas no dia seguinte aos fatos.

Conforme apurado, o adolescente e o outro investigado teriam efetuado disparos de arma de fogo contra as vítimas, durante um assalto. Assim que informados sobre o ocorrido, as Polícias Civil e Militar iniciaram intenso rastreamento e coleta de informações para a imediata identificação e prisão dos suspeitos.

As investigações prosseguem para a identificação dos outros envolvidos no crime. A ação, coordenada pelo delegado regional Felipe de Ornelas Caldas e pelo inspetor Hernesto Francisco da Silva, foi realizada pelos investigadores lotados na 6ª Delegacia Regional em Manhuaçu.

O que é latrocínio no Código Penal?
O CRIME DE LATROCfNIO NO NôVO CóDIGO PENAL

Praticar o roubo ou assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa, o agente ocasiona dolosamente a morte de alguém, a pena será reclusão de quinze a trinta anos, além da multa, sendo irrelevante se a lesão deixa de consumar-se.

Art. 433: Quando o roubo for cometido ou tentado, concorrendo com o crime de homicídio, será aplicada ao criminoso a pena de prisão de vinte a vinte e quatro anos.

Morte consumada + subtração consumada = Latrocínio consumado; Morte tentada + subtração tentada = Latrocínio tentado; Morte consumada + subtração tentada = Latrocínio consumado; Morte tentada + subtração consumada = Latrocínio tentado

Na redação original da Lei 8.072/90, o roubo somente tinha uma figura considerada como crime hediondo, qual seja, a do “latrocínio”, ou, mais tecnicamente, roubo qualificado pela morte (artigo 157, § 3º., II, CP)

Características gerais do crime de latrocínio. O termo latrocínio é popularmente conhecido como “roubo seguido de morte”. Sendo assim, o crime em tese se trata de um crime contra o patrimônio, visto que da violência causada à vítima, o resultado é a morte.

Disciplina a Súmula 610 do STF: “Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui