11 C
New York
domingo, novembro 28, 2021
InícioCulturaAgir por impulso pode trazer consequências desastrosas para a saúde emocional

Agir por impulso pode trazer consequências desastrosas para a saúde emocional

Quando pensamos em tomada de decisão, temos em mente qual resultado vamos ter ao agir de uma ou outra maneira. No entanto, existem momentos em que somos regidos pelas emoções, agindo por impulso e não levando em consideração as consequências dos nossos atos.

Agir sem pensar, é deixar a emoção falar mais alto, mais forte e de modo desgovernado. Quem vive realizando ações no famoso “piloto automático” está, muitas vezes, a mercê da repetição de padrão. Os hábitos ou maus hábitos passam a dominar a mente. E com isso, deixando crenças negativas se tornarem realidade inúmeras vezes. Quem age dessa maneira não tem liberdade para novos resultados. É como se estivesse preso numa bolha negativa de vivências.

Normalmente, nosso agir por impulso se dá na tomada de decisão. Por exemplo, quando um eventual amigo quer mostrar, a todo custo, que esteve com você através de imagens e, acaba vinculado, suas fotos em grupos de desconhecidos. Ao tomar conhecimento do fato, a pessoa exposta não gosta da atitude e acaba ficando chateada com você. Outro exemplo, é quando alguém lhe diz algo e você automaticamente, sem nem pensar responde agressivamente com a justificativa que se sentiu primeiramente agredido. Como se o revidar fosse mesmo a solução mais adequada e o tempo mostra que obviamente não o é.

As pessoas mais ansiosas, que têm dificuldade de saber esperar, costumam agir de maneira mais agitada, rápida e às vezes inconsequente. Na pressa de querer resolver é quando se perde na ação do momento ao invés do olhar maior para o todo e qual estratégia se deve seguir.

Consequências de agir por impulso

O grande problema de agir assim são as consequências, muitas vezes, desastrosas que ocorrem por uma ação não pensada, não avaliada. Como se sabe bem, toda ação tem uma reação e estar consciente disso faz diferença na qualidade e resultado do que se quer. Os problemas mais comuns de agir por impulso são:

.reação negativa das pessoas a sua volta

.confusão e brigas

.excesso de energia e desgaste

.culpa e arrependimento

.mais problemas, pois agora é preciso lidar com as “sequelas” das do que foi feito sem pensar.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit