Após bombardear usina nuclear tropas russas assume o controle

O chefe da agência nuclear das Nações Unidas disse que nenhum material radioativo foi liberado na maior usina nuclear da Ucrânia em meio a bombardeios das forças russas durante a noite.

0
125
Imagens de câmeras de vigilância mostram usina nuclear de Zaporizhzhia durante bombardeio em Enerhodar

As tropas russas, nesta sexta-feira (04/03), assumiram o controle da instalação da maior usina nuclear da Europa.

A Usina Nuclear de Zaporizhia é a maior da Europa, e está entre as 10 maiores do mundo em capacidade instalada e em produção de energia. Localizada na Ucrânia central, próxima da cidade de Enerhodar, nos bancos do Reservatório Kakhovka, no Rio Dnieper. Ela tem 6 reatores de água pressurizada do tipo VVER-1000, cada qual gerando 950 MW, para um total de 5 700 MW.

Esta é a segunda usina nuclear ucraniana a cair nas mãos das tropas russas. Eles também assumiram o controle de Chernobyl

Usina que teve um dos maiores acidente nuclear do Mundo. Aconteceu em Pripyat, na cidade soviética localizada na atual Ucrânia, no dia 26 de abril de 1986. O acidente ocorreu quando o reator quatro da usina nuclear dessa cidade explodiu, deixando o reator aberto e lançando grande quantidade de material radioativo na atmosfera.

Existem riscos enormes contra a humanidade ao levar a batalha militar próximo de qualquer usina nuclear.

A informações foram é divulgadas pelas autoridades ucranianas.

Após um incêndio que durou quatro horas em três andares do complexo de treinamento que ficaram em chamas, perto da central nuclear de Zaporozhye – SES. O Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu controlar o fogo às 6h20 no horário local. Os bombeiros não registraram vítimas.

O fogo começou durante os ataques da Rússia que incendiaram  a maior usina nuclear da Europa, localizada em Zaporizhzhia, de acordo com os Serviços de Emergência do Estado da Ucrânia.

“O exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em um post no Twitter. “O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior do que Chornobyl! Os russos devem cessar o fogo IMEDIATAMENTE, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”.

Durante a madrugada autoridades ucranianas informaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que os equipamentos “essenciais e níveis de radiação na usina nuclear de Zaporizhzhia” não foram afetados,

O primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson, disse que as ações imprudentes do presidente Putin agora, podem ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa.

“Quatro anos atrás, nosso país foi abalado quando a inteligência militar russa implantou uma arma química nas ruas de Salisbury. Meus pensamentos permanecem com todos os afetados e presto homenagem aos esforços incansáveis de todos os envolvidos na resposta a este ataque desprezível”. “Nações em todo o mundo, incluindo a Ucrânia, estavam conosco. Hoje estamos com a Ucrânia em fazer tudo o que pudermos para garantir que a aventura bárbara de Putin termine em fracasso”.

Acabei de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, sobre a situação gravemente preocupante na central nuclear de Zaporizhzhia. A Rússia deve cessar imediatamente seu ataque à usina e permitir acesso irrestrito para serviços de emergência à usina.

Outro aviso foi enviado por Dmytro Kuleba que “a segurança nuclear no ZNPP foi violada. Estamos fazendo todo o possível, mas o fogo continua, os bombeiros não foram autorizados. Existem grandes riscos. Brigando na estação. Os reatores estão em perigo”, disse ele.

Esta é a primeira vez na nossa história. O estado terrorista também recorreu ao terror nuclear. “Os propagandistas russos ameaçaram cobrir o mundo com cinzas nucleares – agora não é uma ameaça, agora é uma realidade”, disse ele.

O chefe da agência nuclear das Nações Unidas disse que nenhum material radioativo foi liberado na maior usina nuclear da Ucrânia em meio a bombardeios das forças russas durante a noite.

Russos acusam  a Ucrânia de sabotagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui