
As tropas russas, nesta sexta-feira (04/03), assumiram o controle da instalação da maior usina nuclear da Europa.
A Usina Nuclear de Zaporizhia é a maior da Europa, e está entre as 10 maiores do mundo em capacidade instalada e em produção de energia. Localizada na Ucrânia central, próxima da cidade de Enerhodar, nos bancos do Reservatório Kakhovka, no Rio Dnieper. Ela tem 6 reatores de água pressurizada do tipo VVER-1000, cada qual gerando 950 MW, para um total de 5 700 MW.
Esta é a segunda usina nuclear ucraniana a cair nas mãos das tropas russas. Eles também assumiram o controle de Chernobyl
Usina que teve um dos maiores acidente nuclear do Mundo. Aconteceu em Pripyat, na cidade soviética localizada na atual Ucrânia, no dia 26 de abril de 1986. O acidente ocorreu quando o reator quatro da usina nuclear dessa cidade explodiu, deixando o reator aberto e lançando grande quantidade de material radioativo na atmosfera.
Existem riscos enormes contra a humanidade ao levar a batalha militar próximo de qualquer usina nuclear.
A informações foram é divulgadas pelas autoridades ucranianas.
Após um incêndio que durou quatro horas em três andares do complexo de treinamento que ficaram em chamas, perto da central nuclear de Zaporozhye – SES. O Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu controlar o fogo às 6h20 no horário local. Os bombeiros não registraram vítimas.
O fogo começou durante os ataques da Rússia que incendiaram a maior usina nuclear da Europa, localizada em Zaporizhzhia, de acordo com os Serviços de Emergência do Estado da Ucrânia.
“O exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em um post no Twitter. “O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior do que Chornobyl! Os russos devem cessar o fogo IMEDIATAMENTE, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”.
Russian army is firing from all sides upon Zaporizhzhia NPP, the largest nuclear power plant in Europe. Fire has already broke out. If it blows up, it will be 10 times larger than Chornobyl! Russians must IMMEDIATELY cease the fire, allow firefighters, establish a security zone!
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022
Durante a madrugada autoridades ucranianas informaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que os equipamentos “essenciais e níveis de radiação na usina nuclear de Zaporizhzhia” não foram afetados,
O primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson, disse que as ações imprudentes do presidente Putin agora, podem ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa.
“Quatro anos atrás, nosso país foi abalado quando a inteligência militar russa implantou uma arma química nas ruas de Salisbury. Meus pensamentos permanecem com todos os afetados e presto homenagem aos esforços incansáveis de todos os envolvidos na resposta a este ataque desprezível”. “Nações em todo o mundo, incluindo a Ucrânia, estavam conosco. Hoje estamos com a Ucrânia em fazer tudo o que pudermos para garantir que a aventura bárbara de Putin termine em fracasso”.
Four years ago our country was rocked when Russian military intelligence deployed a chemical weapon on Salisbury’s streets.
My thoughts remain with all those affected and I pay tribute to the tireless efforts of all those involved in the response to this despicable attack. 1/2
— Boris Johnson (@BorisJohnson) March 4, 2022
Acabei de falar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, sobre a situação gravemente preocupante na central nuclear de Zaporizhzhia. A Rússia deve cessar imediatamente seu ataque à usina e permitir acesso irrestrito para serviços de emergência à usina.
I've just spoken to President @ZelenskyyUa about the gravely concerning situation at Zaporizhzhia nuclear power station.
Russia must immediately cease its attack on the power station and allow unfettered access for emergency services to the plant.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) March 4, 2022
Outro aviso foi enviado por Dmytro Kuleba que “a segurança nuclear no ZNPP foi violada. Estamos fazendo todo o possível, mas o fogo continua, os bombeiros não foram autorizados. Existem grandes riscos. Brigando na estação. Os reatores estão em perigo”, disse ele.
Esta é a primeira vez na nossa história. O estado terrorista também recorreu ao terror nuclear. “Os propagandistas russos ameaçaram cobrir o mundo com cinzas nucleares – agora não é uma ameaça, agora é uma realidade”, disse ele.
O chefe da agência nuclear das Nações Unidas disse que nenhum material radioativo foi liberado na maior usina nuclear da Ucrânia em meio a bombardeios das forças russas durante a noite.
Russos acusam a Ucrânia de sabotagem