
Morre o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, aos 74 anos, estava internado, se recuperando da infecção por Covid-19.
De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro, no hospital de Richmond, no estado da Virgínia, Estados Unidos.
“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”, diz a nota.
Nota de falecimento
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)
Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado. pic.twitter.com/mNoZjhaEh6
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) January 25, 2022
Olavo deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
O escritor era considerado pelos bolsonaristas um amigo do presidente Jair Bolsonaro e aliado do governo federal.
– Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.
– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2022
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, nasceu em Campinas, 29 de abril de 1947 e faleceu na noite desta segunda-feira.
Olavo era considerado influenciador, polêmico por sua posição voltado à direita, contra a esquerda.
Foi jornalista e astrólogo, autoproclamado filósofo, era considerado um representante do conservadorismo no Brasil.
Desde 2005 vivia em Richmond, Virgínia, Estados Unidos. Carvalho alegava ter sido militante filiado ao Partido Comunista Brasileiro em sua juventude, de 1966 a 1968 e opositor da ditadura militar brasileira,
Anticomunista, apontado como o responsável pelo surgimento da Nova Direita brasileira, considerado guru do presidente da República Jair Bolsonaro e muitas vezes negado por Olavo
As causas da morte não foram divulgadas pela família, apenas que era de conhecimento público a informação de seu contágio pela COVID-19.
Olavo de Carvalho negava a real gravidade da pandemia, crítico da vacinação, da utilização de máscara e do lockdown