11 C
New York
quinta-feira, junho 17, 2021
HomeFenômeno NaturalCâmera registra queda de um meteoro no sul do país

Câmera registra queda de um meteoro no sul do país

O meteoro “Bólido” entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, e começou a perder força! Segundo especialista que calcula que o meteoro foi extinto a 36 km de altitude, sem causar qualquer dano!

Foi uma das câmeras instalada em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que registrou a queda de um meteoro na madrugada de sexta-feira (12).

Segundo o especialista que é pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o professor Carlos Fernando Jung, responsável pela captura das imagens. Relatou que o bólido entrou na atmosfera a 122,2 mil km/h, e começou a perder força.

Ainda o especialista calcula que o meteoro foi extinto a 36 km de altitude, sem causar qualquer dano. Este fenômeno foi captado também por câmeras em Torres, no Litoral Norte, e em Santa Catarina.

Sendo observado por alguns segundos, às 3h21 (horário de Brasília).

Ainda segundo relatos o peso é de 12 kg quando ele entrou na atmosfera, com o tempo ele diminuiu a massa, até que os fragmentos foram mínimos.

Este objeto foi totalmente consumido em sua passagem atmosférica, a cerca de 145 Km sobre o mar da costa do Rio Grande do Sul. Segundo observações do especialista!

Segundo o professor que é do grupo Bramon, cada um, de forma voluntária com equipamento próprio, realiza registros dos fenômenos.

Segundo o professor em questão os mesmo adquire seu próprio equipamento, e mantém operando 24h. O grupo reúne vários profissionais, que trabalham de forma voluntária em prol de fazer o registro.

Ainda acrescenta que tem câmeras funcionando em Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre.

Estas câmeras têm imagens 360 graus. Elas captam todo o Rio Grande do Sul, o Uruguai, Santa Catarina, Paraná, parte da Argentina.

Jung, faz uma observação sobre o porque do nom: bólido é o nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão!

Assim diuturnamente, a terra é bombardeada por meteoros, que entram aqui, pois são atraídos pela gravidade da Terra. É uma coisa comum. Durante o dia e a noite, não tem hora, nem lugar para acontecer. Mas é não é um fenômeno normal de se fazer um registro nessas proporções.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit