CAMINHADA EM BUSCAM DE DIREITOS E PERMANÊNCIA NAS TERRAS DOS PRODUTORES RURAIS, ASSOCIAÇÕES E ASSENTAMENTOS EM JAÍBA NO NORTE DE MINAS

O Deputado Estadual Gil Pereira reforça o apoio aos trabalhadores rurais, essas famílias que precisam ser mantidos em suas terras para produzir

0
132

Por Sueli Teixeira

 

Na manhã deste sábado, 20 de novembro de 2021, “Dia Nacional da Consciência Negra”, foi marcado por uma caminhada Pacífica por produtores rurais, associações e assentados de Jaíba no Norte de Minas, em buscam de direitos de posse de Terra, Urbanização, Infraestrutura, Documentação e políticas públicas para o desenvolvimento voltada à economia e agricultura familiar. A marcha contou com a presença do Deputado Estadual Gil Pereira, vereadores: Dezim da Frente 3, Pio Oliveira, Reginaldo do Paraterra, Leiliane, Elza, o representante político Jimmy Murça, advogado Fábio Lima e apoio da segurança pública da polícia militar de Jaíba. A concentração foi realizada no centro de eventos de Jaíba, onde foi registrado à presença do Prefeito Reginaldo Silva e o vereador Gancho. Esse evento sob liderança do Vereador Adonias Félix, representante do movimento sem terra, tem objetivo de buscar a posse de Terra para os assentados, por mais de 20 anos no local. “Queremos terras, não reintegração de posse!” Foram representantes das Associações: – Associação Terra Israel por Selineide; -Assentamento da Agricultura Familiar da 1615, Serrazul por Edvar; – Associação dos Produtores rurais Volta da Serra, Serraria por Joaquim; -Associação de costureiras por Dalete; -Associação do Alto Planalto por Laura; -Associação do P.A Canadá por Rosa; -Mulheres em ação por Paula; -Associação Asstrrja, comunidade Remanescente por Marcos e demais associações. O senhor Pastor Enok iníciou-se o evento com uma oração. O vereador Pio Oliveira que presta um serviço diretamente com os produtores rurais nesta causa com o Deputado Federal Zé Silva. A vereadora Leiliane que reforçou seu trabalho legislativo em defesa das mulheres, e apoio junto à estas famílias. O vereador Reginaldo do Paraterra que conta com apoio da Deputada Estadual Professora Beatriz Siqueira, que deixou sua mensagem de apoio nesta caminhada.

O vereador Gancho que colocou à disposição dos trabalhadores.

O Presidente da Câmara Municipal vereador Dezim da Frente3, parabenizou Adonias Félix pela luta diante dos produtores rurais, assentados e encontra-se no dever da casa Legislativa manter seu apoio e lutar junto com os jaibenses.

A vereadora Elza ausentou-se e não fez uso da palavra.

O Vereador Adonias em direcionamento ao Prefeito de Jaíba, relata a importância da terra para os assentados e almejam do Executivo o apoio aos trabalhadores, sabendo de todas as suas lutas frente à estas manifestações.

Jimmy Murça fala que estará atuante em Jaíba e fez questão de abraçar a bandeira do povo, em caminhar e lutar por esta causa, trouxe seus companheiros, representado pelo Deputado Gil Pereira e Vereadores ativos de Jaíba para juntos alcançar os objetivos.

O Deputado Estadual Gil Pereira reforça o apoio aos trabalhadores rurais, essas famílias que precisam ser mantidos em suas terras para produzir, cuidar dos seus filhos e gerar a economia no município, reafirmando seu compromisso nesta defesa.

O prefeito Reginaldo Silva, agradeceu ao idealizador da caminhada, o Vereador Adonias e parabenizou os Negros e Negras do Brasil, falando dos direitos garantidos ao longo do anos. E em tese do evento, falou sobre o orgulho de ser um produtor rural, de ser filho de um produtor rural, e fala com propriedades que, para receber o termo de posse não é fácil, pois não depende somente do município,ou dos vereadores presentes, mais ele abraça a causa junto com os produtores rurais em busca dessas regularizações junto aos órgãos competentes, somos parceiros, amigos e lutaremos juntos, é uma luta grande, finaliza! O vereador Adonias Félix finaliza, agradecendo aos produtores rurais, as associações, aos assentados e às autoridades públicas presentes neste evento e ressalta que, esta é a primeira caminhada de muitas, que possamos realizarmos e sairmos vitoriosos desta luta. Queremos nossa terra!

Jornalista Sueli Teixeira

Site Boneka Jaíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui