11 C
New York
quarta-feira, outubro 27, 2021
InícioCOVID-19Casos da variante delta identificados em Montes Claros e Unaí ocorreram por...

Casos da variante delta identificados em Montes Claros e Unaí ocorreram por transmissão comunitária, diz Secretaria de Saúde de MG

Os casos da variante delta identificados em Montes Claros (MG) e Unaí (MG) ocorreram por transmissão comunitária, afirma a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Isso indica que o coronavírus está em circulação em um determinado local, já que os infectados não têm histórico de viagem e não mantiveram contato com pessoas de outros lugares.

Nesta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa, o secretário Fábio Baccheretti admitiu pela primeira vez a ocorrência da transmissão comunitária em MG, citando casos de Unaí e Juiz de Fora. Após a confirmação, o G1 enviou email à SES, que confirmou ainda que o caso investigado em na maior cidade do Norte de MG também se encaixava nessa mesma situação.

Conforme noticiou o G1, em 10 de agosto, o primeiro caso da delta foi confirmado em um morador de Montes Claros, com 30 anos de idade. A amostra dele foi coletada em 20 de julho. Já no dia 11 do mesmo mês, dois casos da delta foram confirmados em Unaí pelo estado. De acordo com a SES, trata-se de duas pessoas de 24 e 40 anos. As amostras delas foram coletadas em 15 de junho e 18 de julho deste ano.

Baccheretti destacou que a circulação da delta em MG ocorre de forma proporcionalmente mais lenta quando comparada com outros estados. Até o momento, Minas tem 12 casos da cepa já identificados, outros oito são considerados prováveis. Entre os suspeitos, há mais um caso de Montes Claros.

“No estado de Minas, a variante delta representa 0,4% dos estudos genômicos”, explicou ao dizer que 200 amostras genéticas estão sendo analisadas aleatoriamente por semana em MG. No RJ, por exemplo, esse percentual chega a 60%, conforme o secretário.

O secretário afirmou ainda que a variante mais comum em MG ainda é a Gama, antes chamada de P1. Independente da cepa, ele ressaltou que as medidas de prevenção são iguais.

“Vale ressaltar que os cuidados para evitar a contaminação são os mesmos que já temos, como distanciamento, máscara, higiene das mãos.”

Fábio Baccheretti também enfatizou a importância da vacinação para controlar a Covid-19 e evitar o surgimento de variantes.

Fonte: G1

veja também

Instagram @noticias_nadeson

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit