sábado, maio 21, 2022
InícioMundoCDC - Aumento de casos de raiva humana nos Estados Unidos

CDC – Aumento de casos de raiva humana nos Estados Unidos

Três mortes por raiva nos EUA em apenas cinco semanas.


Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão aumentando a conscientização sobre os riscos da raiva de morcegos nos EUA depois que três pessoas, incluindo uma criança, morreram de raiva entre o final de setembro e o início de novembro de 2021.

 

Os três casos, descritos no relatório de janeiro 6 de 2022, Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade, eleva o número total de casos em 2021 para cinco, em comparação com nenhum caso de raiva relatado em pessoas durante 2019 e 2020.

 

Durante um período de cinco semanas, entre 28 de setembro e 3 de novembro de 2021, três pessoas – uma em Idaho, Illinois e Texas – foram confirmadas como tendo raiva após contato direto com morcegos dentro ou ao redor de suas casas e morreram.

 

Dois dos casos foram associados a morcegos e foram considerados exposições evitáveis: um foi atribuído a um ninho de morcego na casa do paciente, o outro ao paciente pegando o morcego com as mãos nuas. Dois pacientes soltaram o morcego, em vez de capturá-lo para testes. Nenhum dos três indivíduos recebeu profilaxia pós-exposição (PEP), vacinas que podem prevenir o desenvolvimento da raiva se recebidas antes do início dos sintomas.

 

“Percorremos um longo caminho nos Estados Unidos para reduzir o número de pessoas que são infectadas a cada ano com raiva, mas esta recente onda de casos é um lembrete preocupante de que o contato com morcegos representa um risco real para a saúde”, disse Ryan Wallace, DVM, MPH, veterinário e especialista em raiva na Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

 

A exposição a morcegos raivosos é a principal causa de raiva em humanos nos EUA, sendo responsável por 70% das pessoas infectadas. O número de morcegos raivosos notificados ao Sistema Nacional de Vigilância da Raiva tem se mantido estável desde 2007, o que sugere que esse aumento nos casos de raiva nas pessoas pode ser devido à falta de conscientização sobre os riscos da raiva – e que obter PEP é uma matéria de vida ou morte.

 

As mordidas de morcego nem sempre causam uma marca visível, mas ainda podem espalhar o vírus da raiva através da saliva infectada – portanto, qualquer contato direto com um morcego deve ser avaliado por um profissional de saúde pública ou clínico. Normalmente, leva entre três semanas a três meses, embora às vezes mais ou menos tempo, para que as pessoas desenvolvam sintomas infectados.

 

A PEP é eficaz na prevenção da raiva até que os sintomas se desenvolvam. Uma vez que os sintomas começam, a raiva é quase sempre fatal.

 

O CDC está pedindo às pessoas que tomem as seguintes medidas para prevenir ou diminuir o risco de infecção por raiva:

 

Evite o contato direto com morcegos.

Se você entrar em contato com um morcego OU se alguém possivelmente teve contato com um morcego, faça o seguinte:

 

Ligue para o departamento de saúde estadual ou local ou para o controle de animais para ajudar a prender o morcego para testes ou prendê- lo com segurança.

 

Testar um morcego para determinar se é raivoso pode ajudar a determinar se você precisa de PEP.

 

Entre em contato com seu médico ou um oficial de saúde pública local para avaliar se a PEP é necessária.

 

Essas etapas são importantes mesmo que o contato com um morcego ocorra através da roupa e as marcas de mordida ou arranhões não sejam visíveis.

 

Às vezes não está claro se alguém pode ter tido contato com um morcego, como quando um morcego é encontrado em um quarto com alguém que está dormindo ou onde uma criança foi deixada sozinha.

 

Se potencialmente exposto a um animal raivoso, receber PEP logo após a exposição e antes do início dos sintomas é fundamental. Embora as mortes por raiva em pessoas nos Estados Unidos não sejam comuns, o CDC estima que aproximadamente 60.000 pessoas recebam PEP a cada ano para evitar adoecer com raiva. A PEP é quase 100% eficaz na prevenção da raiva se recebida antes do início dos sintomas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit