11 C
New York
terça-feira, setembro 28, 2021
InícioFenômeno NaturalChuva de granizo surpreende moradores de Januária, no Norte de Minas Gerais

Chuva de granizo surpreende moradores de Januária, no Norte de Minas Gerais

Por Zoh Andrade

A cidade sofre com a seca e não chovia na região há cinco meses; fenômeno também foi registrado em municípios vizinhos
Moradores de Januária, às margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira (1/9) com uma chuva de granizo, acompanhada de vento forte, depois de enfrentarem o calor no mesmo dia. Não chovia na região havia cinco meses.

A chuva de granizo, acompanhada de ventania, também foi registrada em outros municípios municípios vizinhos de Januária, como Brasília de Minas, São Francisco e Campo Azul (zona rural). Ainda na tarde de hoje, na mesma região, choveu em Pirapora, municípios situados as margens do Velho Chico – como Januária, mas sem granizo.

Historicamente castigado pelas secas, o município de Januária também é caracterizado pelas altas temperaturas.
A tempestade durou pouco tempo, menos de 15 minutos, mas o suficiente para assustar os moradores da cidade, sobretudo, da chegada repentina da chuva.
“Fiquei impressionada. Estou com 67 anos de idade. É primeira vez que vejo uma chuva (de granizo) desse tipo. Eu tinha visto antes, mas não com esta intensidade,”, afirmou a aposentada Maria Neuza Mesquita. “Eu achei maravilhoso, coisa da natureza mesmo.”

“A gente fica emocionada porque Deus, quando chega, mostra tudo para nós”, completou a aposentada, que ficou admirada com as “pedras grandes que caíram do céu”.

Fenômeno é comum nesta época do ano
O meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, explica que a chuva de granizo é um fenômeno que costuma ocorrer nesta época do ano em algumas regiões.

“Estamos com um forte calor, uma massa de ar quente que, há duas semanas, está atuando em Minas Gerais. O encontro da massa de ar quente com uma massa de ar frio, que chegou à região do Norte de Minas, foi o responsável pela formação desses núcleos – nuvens chamadas cumulus nimbus, que são comuns nesta época do ano, provocando essas pancadas de chuvas até mesmo com granizo”, esclareu Ruibran.

“O fim do inverno e o início da primavera serão marcados por esses pancadões de chuvas de fim de tarde e início da noite”, afirma o meteoro.

Edição:Zoh Andrade

Siga tbm  @Zoh_Rodrigues

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit