Este é um tipo de antena com dimensões tecnicas capaz operar na frequencias 3G e 4G, pra melhorar o sinal de celulares em áreas onde a recepção de celular é ruim, uma simples alternativa, mas funcional.
O principio de funcionamento é simples de entender, o formato da antena é compativel com as frequencias citadas e sem aprofundar muito, as questôes relacionadas ao casamento impendancia, polos refletores etc. Por fim a altura e as condições do expectro é capaz de amplificar os sinais 3G, 4G, permitindo uma melhora no sinal dos celuares próximos da antena local, pois neste projeto usamos duas antenas, uma externa que fica no alto e uma na residência.
Em casos que o sinal é muito fraco, é necessário usar um amplificador eletrônico de sinais 3G e 4G, disponivel no mercado, mas em ambos os casos, é preciso que exita sinal na localidade, ainda que muito fraco, fora do expectro da torre, não funciona.
Materiais
Você vai precisar de:
- Arame de cobre de 2-4mm de diâmetro, do tipo fiu de rede eletricia redisencial.
- Uma ponte dupla para fixação.
- Cabo coaxial RF, de prefêrencia os que são utilizados para antena externa de celular até 30 metros, não pode ter emendas.
Montagem
Para montar a antena, use o fios de cobre e faça um quadrado, conforme Fig abaixo. Use a ponte de fixação para prender as pontas dos polos da antena.
Antena 3g 4g melhorar sinal
Para conectá-las, você deve desencapar entre 15 e 20 cm de comprimento de cada ponta do cabo coaxial. A distância varia por que você vai dobrar espiras no fio que fica no núcleo, e se quiser experimentar com o número delas, é melhor ter um fio mais comprido.
O cabo coaxial tem uma malha metálica logo abaixo da parte mais exterior. Separe esta malha, torça-a em um fio, e use para conectar as duas extremidades da antena (a parte em vermelho no desenho). Se ficar muito comprido, corte.
Antes de conectar o cabo coaxial, ligando as antenas, você vai deixar uma distância de 5 cm, e fazer umas espiras, conforme aparece na foto. Faça 7 na extremidade que vai ficar dentro de casa, e 5 na outra.
Instalação
Você deve colocar a unidade externa em um local onde o sinal seja mais forte. Em alguns casos basta pendurar a antena do lado de fora de alguma janela, em outros é preciso enterrar uma estaca no chão para firmá-la.
Coloque a antena apontando para a torre de transmissão de celular.
Mantenha a antena interna longe de roteadores WiFi e fontes de campos eletromagnéticos, como TVs antigas, geladeiras, ar-condicionado, e outras máquinas eletro-eletrônicas.
Ajuste fino
Se o sinal não ficar muito bom, experimente aumentar o número de espiras na unidade interna. Aumente uma de cada vez. As novas devem ser feitas no lado afastado da antena (ou seja, nada de encolher a distância entre as espirais e a antena), você pode ter que desencapar mais um pouco do cabo coaxial.
Esta é uma técnica de tentativa-e-erro, então você deve estar preparado para desfazê-las e tentar novamente. Lembre de deixar uma distância entre a conexão com a antena e a primeira espira.
Por fim, uma palavrinha sobre segurança: a antena não deve tocar em nenhum fio elétrico. E em dias de tempestade, é bom manter distância da mesma, a menos que haja um para-raios bem próximo.