11 C
New York
quarta-feira, outubro 27, 2021
InícioTecnologiaComo montar uma antena para melhorar os sinais 3G e 4G em...

Como montar uma antena para melhorar os sinais 3G e 4G em regiões rurais

Este é um tipo de antena com dimensões tecnicas capaz operar na frequencias 3G e 4G, pra melhorar o sinal de celulares em áreas onde a recepção de celular é ruim, uma simples alternativa, mas funcional.

O principio de funcionamento é simples de entender, o formato da antena é compativel com as frequencias citadas e sem aprofundar muito, as questôes relacionadas ao casamento impendancia, polos refletores etc. Por fim a altura e as condições do expectro é capaz de amplificar os sinais 3G, 4G, permitindo uma melhora  no sinal dos celuares próximos da antena local, pois neste projeto usamos duas antenas, uma externa que fica no alto e uma na residência.

Em casos que o sinal é muito fraco, é necessário usar um amplificador eletrônico de sinais 3G e 4G, disponivel no mercado, mas em ambos os casos, é preciso que exita sinal na localidade, ainda que muito fraco, fora do expectro da torre, não funciona.

Materiais

Você vai precisar de:

  1. Arame de cobre de 2-4mm de diâmetro, do tipo fiu de rede eletricia redisencial.
  2. Uma ponte dupla para fixação.
  3. Cabo coaxial RF, de prefêrencia os que são utilizados para antena externa de celular até 30 metros, não pode ter emendas.

Montagem

Para montar a antena, use o fios de cobre e faça um quadrado, conforme Fig abaixo. Use a ponte de fixação para prender as pontas dos polos da antena.Antena 3g 4g melhorar sinal

Antena 3g 4g melhorar sinal

Para conectá-las, você deve desencapar entre 15 e 20 cm de comprimento de cada ponta do cabo coaxial. A distância varia por que você vai dobrar espiras no fio que fica no núcleo, e se quiser experimentar com o número delas, é melhor ter um fio mais comprido.

O cabo coaxial tem uma malha metálica logo abaixo da parte mais exterior. Separe esta malha, torça-a em um fio, e use para conectar as duas extremidades da antena (a parte em vermelho no desenho). Se ficar muito comprido, corte.

Antes de conectar o cabo coaxial, ligando as antenas, você vai deixar uma distância de 5 cm, e fazer umas espiras, conforme aparece na foto. Faça 7 na extremidade que vai ficar dentro de casa, e 5 na outra.

Instalação

Você deve colocar a unidade externa em um local onde o sinal seja mais forte. Em alguns casos basta pendurar a antena do lado de fora de alguma janela, em outros é preciso enterrar uma estaca no chão para firmá-la.

Coloque a antena apontando para a torre de transmissão de celular.

Mantenha a antena interna longe de roteadores WiFi e fontes de campos eletromagnéticos, como TVs antigas, geladeiras, ar-condicionado, e outras máquinas eletro-eletrônicas.

Ajuste fino

Se o sinal não ficar muito bom, experimente aumentar o número de espiras na unidade interna. Aumente uma de cada vez. As novas devem ser feitas no lado afastado da antena (ou seja, nada de encolher a distância entre as espirais e a antena), você pode ter que desencapar mais um pouco do cabo coaxial.

Esta é uma técnica de tentativa-e-erro, então você deve estar preparado para desfazê-las e tentar novamente. Lembre de deixar uma distância entre a conexão com a antena e a primeira espira.

Por fim, uma palavrinha sobre segurança: a antena não deve tocar em nenhum fio elétrico. E em dias de tempestade, é bom manter distância da mesma, a menos que haja um para-raios bem próximo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit