11 C
New York
sábado, outubro 23, 2021
InícioEconomiaCOMO PRODUZIR GÁS DE COZINHA DE FORMA FACÍL E EM CASA

COMO PRODUZIR GÁS DE COZINHA DE FORMA FACÍL E EM CASA

MATÉRIA SENDO ATUALIZADA

Siga meu perfil nos Apps TikTok e Kwai, (sanandradeoficial), meu canal no youtube, (revelador e gmundonews), sempre tenho novidades.

Desafio lançado.

Estou com um desafio nos Apps Kwai, TikTok e You Tube, vou sortear tres unidades geradoras de biocombustiveis (GÁS), prontas, compactas, enviarei para qualquer lugar do Brasil.

Condições.
1. A partir data de hoje até o final de setembro, atigindo 500 mil seguidores em um dos dos tres Apps, 3 (tres) unidades Biodijestoras.
2. Até o final de outubro, se chegarmos 1 milhão de seguidores no You Tube ou 3 milhões em um dos demais App citados,  farei o sorteo público de uma unidade geradora de gás e energia no mesmo projeto.
Unidade biodiestora
Unidade biodiestora

 

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO BIODIJESTOR

Este projeto, o Biodigestor tem por objetivo propiciar a pessoas interessadas no tratamento de resíduos orgânicos gerados pelos dejetos de animais, pelo lixo orgânico residencial e pelos resíduos do setor agrícola para gerar seu próprio gás de cozinha ou energia através do biogás.

Trata-se de um biodigestor que pruduz gás e ao mesmo tempo o bioferfilizante, que´é o resto do material depois que se produz o metano, serve no ambiente rural, rezidencial, melhora a qualidade do solo e evita erosão e não polui o meio ambiente.

Desenvolvi esse projeto com objetivo de ajudar as famílias brasileiras a reduzir os custos com o gás, que tem um preço absurdo em nosso país. O nosso biodigestor produz o já mencionado gás de cozinha e a sobra dos resíduos é fertilizante de primeira qualidade, que não polui e não é químico.

Como funciona?

biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.

Por sua vez, o metano é um gás combustível, que pode ser aproveitado para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular e como gás de cozinha.

Uma vez que a decomposição da matéria orgânica precisa ocorrer em ambientes sem oxigênio, o processo de formação do biogás é também conhecido por “digestão anaeróbica”.

Essa digestão pode ser feita por meio de microrganismos. Fezes de animais, restos de comida e lodo de esgoto são alguns exemplos. A principal razão para o aumento do uso do biogás é a capacidade de tornar o que antes era um passivo ambiental em ativo energético.

Para que o biogás seja produzido, é necessária a instalação de um biodigestor. Estes equipamentos propiciam, basicamente, um ambiente anaeróbio adequado que possibilita a decomposição dos resíduos orgânicos sem a presença de oxigênio.

Segurança e satisfação

O risco de acidentes com a produção do biogás é mínima, considerando um projeto como o demonstrado, praticamente não a problemas com a segurança e saúde das pessoas. Evidentemente que é necessário tomar as precauções descritas na construção e produção do biogás, para não ter acidentes.

O gás metano, (biogás), não explode, exceto se o mesmo for aquecido e levado a chamas, diferente dos outros biocombustíveis que são altamente inflamáveis e fáceis de sofrer alta liberação de oxigênio e causando grandes acidentes.

Um produto absolutamente rentável, econômico e não degradante ao meio ambiente. Os restos do produto decomposto é fertilizante natural e de alta qualidade, ou seja tudo se aproveitam neste projeto.

Calculo de capacidade produção e vantagens do gás natural.

A composição exata do biogás depende do que você alimenta ao digestor. O principal ingrediente do biogás é o metano. O metano (quimicamente conhecido como CH4) é o principal componente do gás natural convencional, comumente usado para cozinhar e aquecer, embora o biogás não seja tão denso em energia. O conteúdo de metano do biogás provavelmente variará de 50 a 80 por cento, em comparação com cerca de 70 a 90 por cento do gás natural fornecido pela concessionária.

O gás natural contém até 20% de outros gases combustíveis, como propano, butano e etano, enquanto o biogás não. Os principais componentes não combustíveis do biogás são dióxido de carbono, um pouco de vapor de água, nitrogênio e possivelmente vestígios de sulfeto de hidrogênio.

Um bom material para a produção de biogás em termos de produção e disponibilidade são as aparas de grama recém-cortadas, que podem produzir cerca de 1-1⁄2 pés cúbicos de biogás por libra. Nesse ritmo, cerca de 20 libras de grama cortada gerarão uma hora de combustível para cozinhar (a silagem de grama é ainda melhor, exigindo apenas cerca de 10 libras para produzir a mesma quantidade de biogás). O desperdício de alimentos pode render quantidades ligeiramente maiores de biogás por quilo do que a grama, mas a maioria das pessoas terá acesso a aparas de grama em grandes quantidades.

Se você possui uma vaca, o estrume fresco é adequado para a produção de metano na fazenda, apesar de seu rendimento relativamente baixo por libra seca. Uma vaca produzirá cerca de 140 libras (18 galões) de estrume por dia, o que pode gerar, em média, 85 pés cúbicos de biogás, ou cerca de três horas diárias de combustível para cozinhar. (Lembre-se de que o estrume produzido durante as horas em que sua vaca está no pasto será difícil de coletar.)

Vamos ao tutorial.

Observação

A primeira coisa é preparar o recipente para colocar o material que vai gerar o gas. Neste caso vamos usar um tambor de plastico de 200 litros e um galão de 20 litros, esse que vem com agua mineral. Lembrando que o risco de explosão é minimo e só explode se o recipiente que tiver sendo usado para armzenar receber aquecimento, coisa que ninguémvai fazer, também a pressão do metano é baixa.

Material.

  1. Tambor de 200 litros. Custo médio usado, de 30 a 50 reais

2. tambor, ou galão de 20 litros. Custo médio usado, 5 reais

Biogás

 

 

 

 

3. Mangueira de 3 metros para uso em gás. Custo médio nova, 25 reais. 

Mangueira Para Gás 3 Metros + Abraçadeiras Grátis

4. Um registro e manômetro, é uma peça só, vendida em supermercados etc. Custo médio novo, 40 a 60 reais. Este é equipamento é apenas para saber o nível de gás já produzido através da leitura do manômento, mas não é parte essencial do projeto, pode usar uma registro comum.

Medidor De Gás Manômetro Registro Regulador Válvula Cozinha

5. Duas valvulas corta chamas.

Antichama Válvula Corta Fogo Kit Hho Hidrogênio Vapor De Gas

Montagem.

O primeiro equipamento a ser preparado é o tambor que vai armazenar os resíduos. Vamos fazer uma abertura na parte de cima do recipiente, para introduzir o conector que será fixado com porcas e arruelas na tampa do tambor, veja na figura abaixo.

Biogás
Biogás

 

 

 

 

Agora vamos para parte inferior do tambor, onde vamos fazer uma abertura para retirada do residuo, que na verdade este material é festilizante natural, que deve ser aproveitado para adubar plantas etc.

Como fazer biogás
Como fazer biogás

 

 

 

 

 

Agora que entendemos como fazer a montagem da unidade de geração, vamos para a segunda etapa do projeto, o do aproveitamento do gás e sua conversão em biogás inodor.

Todos sabem que o biogás, ou metano tem um odor muito forte e desagrave, como você vai cozinhar sentido um mal cheiro forte, neste caso para resolver este problema, usando o galão de 20 litros e água.

Como mostra na figura abaixo, o Biogás vem do biodiestor passa pela água e as moléculas (partículas), pesadas ficam na água, conseqüentemente o mal odor também sai e fica na água. É muito simples esta parte, alem de purificar o gás, essa água será usada na próxima produção do metano, resumindo, o projeto aqui não esperdiça nada, tudo se aproveita.

Como purificar o Biogás
Como purificar o Biogás

 

 

 

 

 

Aguarde atualização

Duvidas deixe nos comentários

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit