11 C
New York
quinta-feira, agosto 5, 2021
InícioTecnologiaCOMO PROTEGER SEU DISPOSITIVO ANDROID

COMO PROTEGER SEU DISPOSITIVO ANDROID

Certamente você já sabe que o sistema operacional Android é um sistema de código aberto e qualquer programador pode contribuir com seus próprios aplicativos e desenvolvimentos. É por esta razão que a segurança dos dispositivos Android fica frequentemente comprometida, sendo muito vulneráveis ​​a vírus, Trojans e malware.

Na maior parte, esses problemas vêm da instalação de aplicativos de terceiros, não assinados e baixados de lojas não oficiais do Google , mas mesmo assim não podemos ter 100% de certeza de que não estamos infectados.

As consequências de uma instalação desse tipo de vírus podem significar o roubo de seus arquivos, senhas ou até mesmo a falsificação de identidade . Embora, na maioria dos casos, o invasor simplesmente mostre muitos anúncios indesejados.

A seguir, mostraremos como verificar se um desses aplicativos está instalado e como removê-los com segurança e sem deixar rastros.

Tipos de Malware

Phising

Na maioria das vezes, os dados do usuário são roubados usando técnicas de phishing . O phishing nada mais é do que suplantar a identidade de uma marca ou serviço de reconhecido prestígio, imitando sua forma de notificá-lo ou registrá-lo para acessá-lo e, em vez disso, interpor um site que não tem nada a ver com eles.

Por exemplo, você pode receber um link pelo Whatsapp ou SMS, onde você coloca o texto “ facebook ” em um link, mas clica nele para direcionar para uma página que parece ser facebook, mas está hospedada em um tipo de domínio “facebook- com.fakeserviceacceslogin.com ”, que como você pode ver não vai para o serviço do Facebook , mas começa com aquele texto.

Entraremos sem perceber e colocaremos nosso nome de usuário e senha…. fazendo o trabalho para o atacante.

Verifique novamente quando for solicitada uma senha

Quando um invasor obtém esses dados, ele pode até mesmo usá-los para extrair dinheiro de contas bancárias. Em outros casos, eles tentam construir confiança por meio de redes sociais com sua família e amigos para tentar roubar seus dados, bem como suas contas, etc. Esta técnica é muito eficiente, pois permite que o vírus se espalhe exponencialmente e tem sido usada um muito no passado.

Através de um link como “As minhas fotos deste verão “, costumam tentar fazer as pessoas clicarem, pois não é muito suspeito um link deste tipo que venha de um familiar e amigo.

Hoje em dia, toda a gente utiliza o telefone para ler o correio ou aceder ao serviço bancário , pelo que a recepção deste tipo de mensagens não costuma alertar a vítima, que a vê de forma abreviada devido às limitações do aparelho e não tem conhecimento dos 2 falhas que geralmente fazem com que os alarmes disparem:

  • o remetente da mensagem não é o correto
  • o link em que clicamos não é o verdadeiro, mas direciona para um domínio muito semelhante.

À medida que esse tipo de ataque está se tornando mais comum, as empresas de mensagens estão desenvolvendo tecnologias cada vez mais poderosas para interromper ou pelo menos alertar sobre possíveis ameaças .

Adware (anúncios indesejados)

A forma mais comum de vírus no Android, entretanto, são os aplicativos com adware. Conhecemos como adware a técnica pela qual o atacante exibe publicidade no terminal da vítima de uma forma muito irritante, a fim de ganhar dinheiro com publicidade (anúncios).

As técnicas mais utilizadas para instalar esses apps prometem novas funcionalidades através de plugins para whatsapp ou facebook, como novas opções de stickers, teclados, papéis de parede ou ferramentas para saber quem está olhando seus perfis.

A maioria dos anúncios enfatiza que clica o mais rápido possível, para gerar uma receita ainda maior, empurrando-nos com frases como “promoção limitada” ou “você perderá todas as informações se não…”.

Identifique se o seu telefone está infectado

Você pode identificar possíveis vírus ou malwares se o seu terminal começar a apresentar os seguintes sintomas:

  1. Seu telefone pede permissões adicionais em alguns aplicativos: há vírus que tentam obter permissões adicionais que os permitem replicar e até mesmo instalar aplicativos eles próprios. Para isso, eles se candidatam a novas licenças.
  2. Novos aplicativos que você não instalou: há malware que baixa aplicativos sem sua permissão para cobrar por essas instalações. Geralmente está relacionado ao primeiro ponto, primeiro peça permissões adicionais e uma vez obtido, prossiga para instalar se for sua permissão.
  3. Anúncios excessivos e em locais sem sentido: Por exemplo, na tela de bloqueio, ao abrir aplicativos oficiais, ou simplesmente quando você tem seu celular sobre a mesa e não está tocando nele. Se você vir anúncios nessas circunstâncias, é muito provável que haja um vírus em seu terminal.
  4. Sua conta telefônica aumenta no final do mês: outro tipo de malware depende das operadoras de telefonia em cada país para assinar serviços premium e cobrar de você no final do mês em sua conta. Muitas vezes você não conseguirá desfazer ou cancelar a assinatura ao ligar para a operadora, e isso ocorre porque você tem um aplicativo desse tipo assinando sem a sua permissão repetidas vezes todos os tipos de serviços.

Como podemos limpar tudo?

Se você for afetado por mais um vírus, nosso conselho é instalar um antivírus ou antimalware adicional . Existem opções gratuitas que permitem proteger seu telefone em troca de alguns recursos, como AVG Free ou Avast Mobile Security . Lembre-se de que se você baixar qualquer antivírus da loja oficial do Google , a Play Store , não instale um vírus adicional!

Depois de infectado, você pode tentar excluir todos os aplicativos que não usa regularmente e todos aqueles que não se lembra de ter instalado. Vá para Menu> Configurações> Gerenciador de aplicativos e desinstale tudo que “não soa familiar”. Por fim, você pode fazer backup de todos os seus dados e redefinir o terminal para as configurações de fábrica, para que possa começar do zero.

Se você escolher a última opção, lembre-se das dicas douradas:

  • Baixe apenas aplicativos da loja Google Play
  • Desconfie de links para download, mesmo que sejam de um conhecido
  • Não instale aplicativos que adicionam recursos “mágicos” a outros aplicativos
  • Não clique em links estranhos
  • Verifique os sites onde você insere sua senha ou dados pessoais
  • Faz backups periódicos de todas as informações importantes para que você possa retornar ao status de fábrica.
  • Se você não confia em outro vírus … instale um bom antivírus.

Esperamos que essas dicas finalmente eliminem os vírus irritantes que afetam o seu dispositivo.

Como remover malware no Android passo a passo

Se você notar que seu telefone Android está um pouco lento, exibe anúncios em lugares onde antes não estava ou que queima a bateria, é bem possível que você tenha um vírus em seu dispositivo.

Remover esses vírus é muito mais fácil do que parece e, neste artigo, vamos explicar como fazer isso.

Os vírus que podem afetar o Android são muito variados e uma das melhores maneiras de evitá-los é instalar apenas aplicativos catalogados como “ seguros ” dentro do próprio Google Play .

Dessa forma, garantiremos que o Google exclua aplicativos diretamente de nosso dispositivo, caso detecte qualquer violação de segurança que os afete.

As etapas portanto e em nível geral serão:

  • Coloque-o no modo de segurança.
  • Remove o status de administrador se necessário
  • Desinstale o aplicativo
  • Se tudo falhar, você deve conseguir eliminar qualquer tipo de erro ou configuração reiniciando a fábrica, fazendo previamente um backup.

Evitando vírus e malware

Antes de detalhar as etapas anteriores, gostaríamos de revisar as maneiras que evitarão que você seja infectado no futuro. São dicas muito simples e praticamente de bom senso para que você mantenha facilmente seu sistema Android livre de vírus a partir de agora.

  • Não instale aplicativos de fora do Google Play a menos que você saiba 100% que ele vem de uma fonte confiável. Caso o faça, uma vez instalado, restaure o valor de “fontes desconhecidas” do menu de configuração-> segurança
  • Evite “clonar” aplicativos: muitas vezes, os responsáveis ​​por criar um vírus / malware pegam um aplicativo genuíno e o clonam adicionando o código trap dentro dele. Em seguida, eles os carregam para a Google Store por um tempo (o que leva o Google a perceber) para que as pessoas instalem sua versão em vez da versão real. Eles também fazem upload dessas versões para repositórios externos, onde não poderemos verificar sua autenticidade.
  • Mantenha sua versão do Android atualizada: tenha sempre a versão mais recente disponível para o seu dispositivo. Isso garantirá que aplicativos maliciosos não tirem proveito de buracos já localizados e corrigidos no sistema operacional.
  • Instale um antivírus: Não é necessário instalar um antivírus por padrão, mas se você quiser ficar muito mais calmo pode colocar um, pois normalmente eles também trazem aplicativos de limpeza e utilitários de sistema que podem ser úteis. Um dos mais leves é o bitdefender , mas qualquer um dos grandes pode nos servir.

Limpeza profunda passo a passo

Coloque seu telefone no modo de segurança . Isso bloqueia temporariamente qualquer aplicativo “ não original ”, incluindo qualquer tipo de malware . Normalmente, você pode ir para o modo de segurança pressionando o botão de desligamento até que a opção “reiniciar em modo de segurança” apareça .

Se essa técnica não funcionar, pesquise no google “Como colocar [modelo do celular] no modo de segurança” e você deverá descobrir como fazê-lo.

Em seguida, abra o menu de configuração e escolha “aplicativos”, selecione o

Clique na aba “baixado” e verifique o nome dos aplicativos que parecem suspeitos ou que você não sabe se baixou ou não. Em seguida, desinstale-os

Na maioria dos casos, isso será suficiente para se livrar dos vírus em seu terminal, mas em alguns casos, você vai notar que o botão de desinstalação será desativado .. . isso indicará que o vírus assumiu como administrador e será um pouco mais difícil para nós nos livrarmos dele.

Saia do menu do aplicativo e clique em Configurações> Segurança> Administradores de dispositivos. Nesta lista você pode ver todos os aplicativos com status de “administrador”. Basta desmarcar a caixa do aplicativo a ser removido e clicar em “ desativar “.

Agora você pode voltar ao menu de aplicativos e excluí-lo regularmente.

Após a limpeza , basta reiniciar o dispositivo mais uma vez para sair do modo de segurança.

Neste ponto, lembre-se de fazer uma cópia de backup de seus dados e de respeitar as regras simples que explicamos neste artigo para evitar problemas futuros.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit