Unian: nesta segunda-feira (18/07) a Verkhovna Rada da Ucrânia votou pela demissão de Maryna Lazebnaya do cargo de Ministra da Política Social.
O deputado popular da Ucrânia Yaroslav Zheleznyak informou no canal Telegram que 277 representantes eleitos do povo votaram a favor da decisão.
Em 15 de julho, Maryna Lazebna apresentou a Verkhovna Rada pedido de demissão do cargo de de Ministra de Política Social. Ela foi nomeada em 4 de março de 2020.
Anteriormente nos meios de comunicação de massa havia informações de que a funcionária pode deixar seu cargo no Gabinete de Ministros em um futuro próximo.
Os jornalistas souberam que Oksana Zholnovich, atual chefe do Departamento de Política Social e Saúde do Gabinete do Presidente Volodymyr Zelenskyi, pode substituí-la, mas ela não é a única candidata ao cargo.
Para os EUA a suspensão de Venediktova e Bakanov não altera em nada as relações com a Ucrânia. Nos “investiram em instituições, não em indivíduos específicos”.
Os Estados Unidos estão cientes das notícias sobre as últimas decisões das autoridades ucranianas, no Gabinete do Procurador-Geral e no Serviço de Segurança da Ucrânia.
Estamos “monitorarão cuidadosamente” a situação e a suspensão dos chefes destes departamentos, não afetará a troca de informações, em particular de inteligência.
“Quanto às notícias que ouvimos de Kyiv, estamos cientes do relatório sobre a suspensão de Bakanov e Venediktova e continuaremos monitorando de perto a situação”. “Estamos em contato diário com nossos parceiros ucranianos”, Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA .