11 C
New York
domingo, julho 25, 2021
InícioMundoCORONAVÍRUS | Qual a verdade sobre essa nova pandemia

CORONAVÍRUS | Qual a verdade sobre essa nova pandemia

Um coronavírus é um tipo comum de vírus que geralmente causa doenças leves, mas pode levar a infecções mais graves.

Os coronavírus são um grupo de vírus que geralmente causam doenças leves, como o resfriado comum. No entanto, certos tipos de coronavírus podem infectar as vias aéreas inferiores, causando doenças graves como pneumonia ou bronquite. A maioria das pessoas é infectada com coronavírus em algum momento de suas vidas e a maioria dessas infecções é inofensiva.

Os coronavírus têm genomas de RNA de cadeia única extraordinariamente grandes – aproximadamente 26.000 a 32.000 bases ou “letras” de RNA. As partículas de coronavírus são cercadas por uma camada externa gordurosa chamada envelope e geralmente parecem esféricas, como vistas ao microscópio eletrônico, com uma coroa ou “coroa” de espigões em forma de taco em sua superfície.

Síndrome respiratória

Sabe-se que pelo menos dois tipos de coronavírus humano – coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) – causam sintomas graves.

O SARS-CoV surgiu pela primeira vez em 2002-2003 em Guangdong, na China, como uma pneumonia incomum, que evoluiu para insuficiência respiratória com risco de vida em certos casos. O vírus se espalhou rapidamente por 29 países, infectando mais de 8000 pessoas e matando cerca de 800.

A epidemia de MERS-CoV apareceu na Arábia Saudita em 2012, com pessoas com sintomas semelhantes ao SARS-CoV, mas morrendo a uma taxa muito maior de 34%. Ao contrário do SARS-CoV, que se espalhou rápida e amplamente, o MERS-CoV tem sido limitado principalmente ao Oriente Médio.

Espalhe de pessoas para animais

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que podem ser transmitidos a pessoas a partir de animais . O SARS-CoV se espalhou dos morcegos para as palmeiras antes de infectar e se espalhar entre os seres humanos, e os camelos dromedários são uma importante fonte animal de infecção por MERS-CoV  nas pessoas.

No início de dezembro de 2019, foram relatados casos de uma doença semelhante à SARS e MERS em Wuhan, China. Os casos podem ser rastreados até um grande mercado de frutos do mar e animais em Wuhan. O vírus foi logo identificado como um novo coronavírus e a doença que causa foi denominada covid-19 – doença de coronavírus 2019.

O surto se espalhou pela China para outros países do mundo, infectando muito mais pessoas do que o SARS-CoV. Até o final de janeiro, o novo coronavírus havia sido declarado uma emergência de saúde pública de interesse internacional pela OMS.

A origem animal do novo coronavírus não foi confirmada, mas uma possibilidade é que ele fosse transmitido de morcegos para humanos por cobras . Sabe-se que animais selvagens e de criação são vendidos no mercado de alimentos em Wuhan, incluindo morcegos e cobras, bem como marmotas, pássaros e coelhos.

Covid-19

As autoridades de saúde chinesas sequenciaram o genoma do novo coronavírus e compartilharam as informações para que as autoridades de outros países também possam testar as pessoas quanto ao vírus.

Os coronavírus replicam seus genomas de RNA usando enzimas chamadas polimerases de RNA dependentes de RNA, que são propensas a erros, mas as análises genômicas até agora sugerem que a covid-19 está sofrendo uma mutação lenta , reduzindo a chance de mudar para se tornar mais mortal.

Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos medicamentosos específicos para os coronavírus, mas os esforços para desenvolver uma vacina estão em andamento e os medicamentos para HIV e Ebola estão sendo testados em pessoas com covid-19 .

 

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit