11 C
New York
quarta-feira, outubro 20, 2021
InícioCiência e SaúdeCovid-19 A doença causada por um tipo de coronavírus que se originou...

Covid-19 A doença causada por um tipo de coronavírus que se originou em Wuhan, China no final de 2019

Os casos de Covid-19 surgiram em dezembro de 2019, quando uma doença misteriosa foi relatada em Wuhan, China. A causa da doença logo foi confirmada como um novo tipo de coronavírus , e a infecção se espalhou para vários países ao redor do mundo.

Em 11 de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde  anunciou  que o nome oficial seria covid-19, uma versão abreviada da doença de coronavírus 2019. A OMS se refere ao vírus específico que causa essa doença como o vírus covid-19.

Esse não é o nome formal do vírus – o Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus o chama de “síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2”, ou SARS-CoV-2, porque está relacionado ao vírus que causou o surto de SARS em 2003 No entanto, para evitar confusão com a SARS, a OMS o chama de vírus covid-19 ao se comunicar com o público.

No início do surto, o vírus foi chamado 2019-nCoV pela OMS, e esse nome ainda é usado com frequência. O vírus também é chamado de novo coronavírus, 2019 coronavírus ou apenas o coronavírus.

A definição da OMS de um caso confirmado de covid-19 é uma pessoa que, através de testes laboratoriais, está infectada com o vírus, independentemente de sinais e sintomas clínicos. No entanto, alguns números de casos relatados na China incluíram pessoas com sintomas de covid-19, mas sem confirmação laboratorial.

Os sintomas mais comumente relatados incluem febre, tosse seca e cansaço e, em casos leves, as pessoas podem ficar com o nariz escorrendo ou a garganta inflamada. Nos casos mais graves, as pessoas com o vírus podem ter dificuldade em respirar e, finalmente, sofrer falência de órgãos. Alguns casos são fatais.

Em 11 de março, a OMS anunciou que o surto deveria ser considerado uma pandemia – um termo que não tem uma definição universalmente aceita, mas significa que vários países estão vendo uma transmissão sustentada entre pessoas de um surto que causam doenças ou morte.

O risco de morte tem sido difícil de calcular , pois depende de números precisos daqueles que têm sintomas, mas sobrevivem – e alguns países, incluindo os EUA , demoraram a aumentar a capacidade de teste. Um pequeno estudo de pessoas que contraíram a covid-19 em Wuhan sugere que o risco de morte aumenta com a idade e também é maior para quem tem diabetes, doença, problemas de coagulação do sangue ou mostrou sinais de sepse.

 

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit