11 C
New York
sexta-feira, setembro 17, 2021
InícioBrasilDoença Pulmonar Obstrutiva Crônica, um problema respiratório incurável (Dpoc)

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, um problema respiratório incurável (Dpoc)

DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) caracterizada por uma redução persistente do fluxo de ar, que causa sofrimentos que incluí a bronquite crônica (estreitamento das vias aéreas e paralisação da atividade dos cílios) e o enfisema (danos irreversíveis nos alvéolos. estruturas responsáveis pelo fluxo de ar nos pulmões).

Os danos do enfisema ao pulmão são irreversíveis, com os alvéolos danificados, que podem fazer que o ar que aspiramos, fique preso nos pulmões durante a expiração. Porque desenvolve quadros persistentes na produção de muco e inflamação nas vias aéreas.

A exposição à fumaça do cigarro mesmo que não fume (fumante ativo ou passivo) podem causar a doença. Os trabalhadores com fornos de lenha ou carvoarias também corre risco.

A fumaça aspirada pelos fumantes passivos é quase semelhante aos fumantes ativos, em menor grau, porque a fumaça que sai da ponta do cigarro contém as mesmas substâncias tóxicas. Porém, numa concentração muito maior, por não ser filtrada.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, o tabagismo ativo é a principal causa de mortes que podem ser evitados na população.

Por falta de informação, as campanhas de esclarecimento e apoio ao tratamento contra o tabaco, as campanhas das administrações federais, estaduais e municipais, vem informando a fumaça do cigarro contém pelo menos 43 substâncias consideradas cancerígenas.

Para não ser prejudicado, o não fumante, deveria ficar pelo menos 15 metros de um fumante em um ambiente aberto.

Essas campanhas de auxílio ao fumante para PARAR DE FUMAR, estão à disposição medicamentos, adesivos e terapias complementares, que alcançam altos índices de bons resultados.

Interromper o vício durante o tratamento é a frequência de falha no tratamento, além dos fumantes que o fazem sem ter tentado ajuda.

Capacitados para atender pacientes desde o nascimento, os Médico de família/ Clínicos em geral, podem lidar com até 80% dos problemas de saúde e principalmente encaminhar a um pneumologista para iniciar o tratamento, além de oferecer todos os esclarecimentos e acompanhamentos adequados.

O enfisema se manifesta de forma silenciosa, de instalação lenta, onde as pessoas afetadas nem sequer percebem e geralmente, sentem uma discreta falta de ar, com dificuldades a fazerem esforços (subir escadas, andar depressa ou praticar atividades esportivas).

Com o avanço da doença, a falta de ar vai se tornando mais intensa, provocada por esforços cada vez menores. A falta de ar acontece mesmo quando os doentes estão em repouso e agrava-se muito diante de atividades corriqueiras.

Por não ser fácil o diagnostico geralmente associadas onde pacientes não se queixam ou não vão ao médico por estarem com tosse continuada e dificuldades na respiração. São sintomas que podem ser agravadas e leva aos quadros de doenças pulmonares obstrutivas.

O médico faz o diagnóstico baseando-se em exame físico ou na história do paciente. Neste caso é fundamental realizar um exame chamado espirometria para avaliar a capacidade ventilatória pulmonar.

A espirometria mede os volumes, capacidades e fluxos pulmonares de acordo com os padrões de referência relativos à altura, sexo e idade do paciente.

Exame de Espirometria – Reprodução Google Imagens

A espirometria consiste em um canudo que o paciente assopra o ar e o equipamento emite um sinal sonoro. O aparelho é capaz de medir a função pulmonar.

Quanto mais cedo realizado o diagnóstico da DPOC, maior a possibilidade de conter o avanço da doença e assegurar uma boa qualidade de vida ao paciente.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é mais comum a partir dos 40 anos de idade, portanto, fundamental o diagnóstico precoce da doença.

Referências

Dr Dráuzio Varella

Médico Reponte

Saúde Novartis

Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Antônio Paulo Nassar

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit