11 C
New York
quarta-feira, junho 16, 2021
HomeCiência e Religião.Doenças mortais atraídas pelo rancor, afeta a espiritualidade e pode levar a...

Doenças mortais atraídas pelo rancor, afeta a espiritualidade e pode levar a um fim terrível

Algumas doenças causadas pelo rancor. Cultivar o rancor traz inúmeros prejuízos para a saúde do corpo e da mente. Além disso, prejudica nossas relações interpessoais e nos priva de gozar plenamente da vida.

Situações que parece comum e conidiana, ódio, brigas, discórdias, revela a falta de amor ao próximo, que numa simples tradução, se verifica e expressa através da eternização das atitudes sobre o conceito de atos humanos positivos. Quando benéfico a te mesmo,  todo o grupo pode ter o regozijo de sentir os efeitos da prática benevolente.

No entanto a má conduta, ainda que na forma verbal, tem levado muitas pessoas a ter um fim triste, ate mesmo uma nação paga por um erro do seu líder, que o coração cheio de ódio, leva a decisões destrutivas e irreparáveis. O dicionário define o rancor como “ressentimento intenso provocado por um ultraje ou uma ofensa que ocorreu na sequência de eventos vivenciados no passado; grande mágoa ou melindre”.

Breve conceito sobre o tema.

Para facilitar o nosso entendimento, trazemos a palavra rancor, como definição geral da má conduta do ser humano. Este sentimento, pode afetar uma pessoa fisicamente, e quando chega a esse ponto, o espiritual, já esta afetado. Para melhor compreensão, tratamos também da relação da espiritualidade com a ciência, neste caso é preciso compreender o conceito de doença psicossomática. Vejamos a seguinte definição: “A psicossomática é uma doença caracterizada por sinais e manifestações apresentadas pelo corpo, onde os exames médicos não conseguem descobrir uma origem orgânica ou biológica para o sintoma.” Em outras palavras, sentimentos doentios como rancor, ódio, inveja, ciúme podem gerar enfermidades no corpo, muitas delas bem graves.

O rancor é um dos sentimentos mais lembrados quando se fala em doenças psicossomáticas. Veja uma lista de doenças que ele pode ocasionar:

  1. Doenças cardiovasculares: hipertensão, angina, taquicardia
  2. Doenças gastrointestinais: gastrite, úlcera, síndrome do intestino irritável
    Advertisement
  3. Doenças respiratórias: asma, bronquite e outras
  4. Doenças dermatológicas: herpes, urticária, enfisema
  5. Doenças do sistema nervoso: enxaqueca, vertigens e outras
  6. Doenças endocrinológicas e metabólicas: obesidade, diabetes
  7. Doenças das articulações: tendinite, artrite e outras
    Advertisement
  8. Dores e tensões musculares
  9. Doenças infecciosas
  10. Doenças autoimunes
  11. Câncer
  12. Também pode ocasionar transtornos mentais e comportamentais.

Como podemos observar, cultivar o rancor traz inúmeros prejuízos para a saúde do corpo e da mente. Além disso, prejudica nossas relações interpessoais e nos priva de gozar plenamente da vida.

Outros sentimentos ruins que afeta a vida da pessoa

Gostaria de acrescentar que guardar mágoa afeta também nossa espiritualidade. No Novo Testamento, vemos Jesus Cristo dando ênfase em deixarmos a mágoa e o orgulho de lado e buscarmos a reconciliação com aqueles que nos ofenderam: “(…) vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:24) Isso significa que é impossível chegarmos a Deus sem antes nos livrarmos do rancor e de outros sentimentos que afetam negativamente nosso relacionamento com o próximo.

Uma famosa frase atribuída a Shakespeare resume os efeitos do rancor: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”

Uma pessoa rancorosa apresenta uma espécie de paralisia, fica praticamente impossibilitada de progredir. Assim sendo, é imperativo que ela reconheça que tem esse problema, busque meios para se livrar dele e, se necessário, concentre todos os esforços com esse fim.

San Andrade

Parapsicólogo, Teólogo.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit