11 C
New York
domingo, setembro 19, 2021
InícioGeralEm média, 2 mulheres foram mortas por semana em MT em 2021

Em média, 2 mulheres foram mortas por semana em MT em 2021

Mato Grosso registrou 39 mortes de mulheres entre janeiro e maio deste ano, sendo 20 homicídio e 19 feminicídios, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). A média é de quase duas mortes de mulheres por semana no estado.

O levantamento leva em consideração pessoas do sexo feminino com idades entre 18 e 59 anos.

De acordo com a secretaria, se comparado com o mesmo período de 2020, quando foram registrados 11 homicídios nos primeiros cinco meses do ano, o aumento foi de 82%.

Já o número de feminicídios teve uma queda de 30%. Em 2020, foram 27 contabilizados no período.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

No ano passado, se comparado a 2019, período antes da pandemia, os casos de feminicídio aumentaram 58% em Mato Grosso.

Em novembro de 2020, quando a taxa do aumento estava em 42% até aquela data, a presidente da Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Clarissa Lopes, havia comentado, em entrevista ao G1, que a pandemia e o isolamento social foram dois fatores que contribuíram para o estouro de casos.

Fonte:G1
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit