Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews
Em Varsóvia, uma cidade marcada por grandes conflitos e por muita tristeza. A capital da Polônia foi palco da perseguição aos judeus pelas Forças da Alemanha Nazistas.
Por ocasião do Dia da Memória das Vítimas da Segunda Guerra Mundial e da Reconciliação, o Presidente Zelensky lembrou como o mundo, unindo esforços em várias frentes, conseguiu destruir o mal. No entanto, ele observou que, para os ucranianos, o slogan “Nunca mais” agora soa como uma zombaria, dados os horrores do país na Ucrânia, que a comunidade mundial respeitava como um autoproclamado “antifascista do mundo”.
Em 9 de maio, o embaixador russo, que chegou na capital para depositar uma coroa de flores no cemitério de soldados soviéticos, foi pintado de vermelho.
Imagens de vídeo postadas no Twitter mostraram os manifestantes, alguns com bandeiras ucranianas, cercando a delegação russa e gritando “fascistas” antes que o embaixador fosse atingido com tinta vermelha.
O embaixador russo na Polônia foi atacado durante uma tentativa de colocar flores no cemitério de soldados soviéticos em Varsóvia e encharcado de tinta vermelha por uma multidão que cantava “porco fascista”.
Українські Правди (Verdades Ucranianas)
Ambasador Rosji oblany symboliczną "krwią"#StopWar #StopWarInUkraine pic.twitter.com/sBvC1uTPhM
— Piotr Halicki (@Piotr_Halicki) May 9, 2022
Veja também
G7 vai “proibir ou eliminar gradualmente importações de petróleo russo”