O Superior Tribunal Eleitoral informou que a partir de 5 de maio, não serão mais admitidas alterações cadastrais dos eleitores nem novas solicitações de alistamentos
Eleitores que querem emitir ou regularizar o Título de Eleitor para participar das Eleições 2022 precisam se apressar. Os procedimentos encerram na quarta-feira (04/05).
Documentos exigidos para emitir título eleitoral
Comprovante de residência atualizado;
Certificado de quitação do serviço militar (somente para homens entre 18 e 45 anos);
Comprovante de pagamento da dívida junto à Justiça Eleitoral (se houver);
Identificação oficial com foto, selfie segurando a ID usada.
Para fazer o alistamento de eleitores e a realização de alterações no cadastro eleitoral – como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros – serão encerrados.
O Superior Tribunal Eleitoral facilitou para que eleitores possam fazer os procedimentos sem sair de casa, por meio da internet, num computador ou até mesmo num smartphone, acessando o Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.
Fotografe a frente e o verso de um documento oficial com foto (pode ser o RG ou a CNH, por exemplo) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água ou luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Tire ainda uma selfie segurando um documento que você apresentou próximo do rosto.
Eleitores que precisam regular o título eleitoral
Que deixaram de comparecer às últimas eleições sem justificativa; ou não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral.
Nesses casos, é necessário pagar a multa eleitoral e emitir o boleto para pagamento da guia, basta consultar no Autoatendimento do Eleitor no Portal do TSE.
Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews