O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e aliados, vão entregar sistemas de defesa aérea para a Ucrânia se defender da agressão russa.
“Os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros estão totalmente comprometidos com o aumento de armas e assistência à Ucrânia”.
“E mais virão à medida que adquirimos estoques adicionais de equipamentos que estão prontos para serem transferidos”.
.”A pedido do presidente Zelensky, estamos fornecendo sistemas de defesa aérea de longo alcance e munição para esses sistemas”, disse Biden.
Ele também anunciou mais US $800 milhões em assistência de segurança à Ucrânia.
Biden informou nesta quarta-feira (16/03) que está “mais uma vez usando minha autoridade presidencial para ativar a assistência de segurança de emergência para continuar ajudando a Ucrânia a se defender do ataque da Rússia”.
Isso eleva o total da nova assistência de segurança dos EUA à Ucrânia para US$ 1 bilhão apenas nesta semana.
“Isso aumenta a nova ajuda de segurança para a Ucrânia para US$ 1 bilhão apenas esta semana. Será um fornecimento direto de equipamentos do nosso Ministério da Defesa. Este pacote de ajuda inclui 800 sistemas antiaéreos para que os ucranianos possam continuar a impedir que aviões e helicópteros ataquem seus pessoas e proteger seu espaço aéreo”, disse Biden.
A Corte Internacional de Justiça da ONU, nesta quarta-feira (16/03) ordena que a Rússia pare sua invasão. Em sua decisão, o Tribunal disse que não viu nenhuma evidência para apoiar a justificativa do Kremlin para a guerra