11 C
New York
sexta-feira, dezembro 3, 2021
InícioNorte de MinasFALTA DE SANEAMENTO BÁSICO AFETA IDOSOS EM ITACARAMBI NO NORTE DE MINAS

FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO AFETA IDOSOS EM ITACARAMBI NO NORTE DE MINAS

O Senhor Prudêncio de Jesus Bizerra "Denso", de origem indígena, da etnia Xakriabá e Edvirges Maria de Barros Bizerra, de origem Pernambucana, residem em Peruaçu, município de Itacarambi-MG há mais de 50 anos. 

Por Sueli Teixeira

Vídeo: 23/09/2021

Publicado: 18/11/2021

Como Vivem o senhor Denso e a senhora Edvirges? Conheçam um pouco de sua história no Site Boneka Jaíba, diretamente de Itacarambi no Norte de Minas.

O Senhor Prudêncio de Jesus Bizerra “Denso”, de origem indígena, da etnia Xakriabá e Edvirges Maria de Barros Bizerra, de origem Pernambucana, residem em Peruaçu, município de Itacarambi-MG há mais de 50 anos.

Eles são casados há 53 anos e frutos dessa união, 11 filhos. Dos 11 filhos, eles perderam uma filha ainda bebê (vítima de sarampo), e três filhos já adultos faleceram por acidentes trágicos.

Todos foram criados com muita luta e dificuldades, nesta humilde residência do vídeo, saindo da localidade para estudarem, trabalhar e formar famílias.

Como são idosos, os filhos fazem “rodízios” para cuidar dos mesmos, pois os dois possuem comorbidades, como pressão alta, diabetes, depressão e Alzheimer.

A casa onde moram, ainda é construída de pau-a-pique, muito antiga, inclusive de risco quando chove.

No local, não possui energia elétrica, ainda usam candeias a querosene.

Próximo da residência, o rio Peruaçu ainda existe, mas a água é imprópria para o consumo, utilizado apenas para higiene e Limpeza.

A Água para beber vem da circuvizinhança , Januária e Jaíba, quando os filhos levam. O vizinho mais próximo mora a 1km de distância.

Não há estrada, e a que possui foi feita manualmente pela família, ao pouco menos de 1 ano.

Os idosos são aposentados, porém não é o suficiente para uma vida melhor, mal para alimentação e medicamentos.

Apesar das dificuldades citadas, os mesmos não querem sair do lugar, pois amam viver lá, e sua história lá.

Pelos filhos já teriam ido morar na cidade, mas teme-se contrariá-los e morrerem mais cedo, como dizem os ditados populares.

O QUE QUEREMOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ITACARAMBI?

Pede-se as autoridades componentes que tenham uma atenção especial para com estes idosos, proporcionando à eles o básico para uma vida digna, e que a Excelentĺíssima Prefeita Nivea M. De Oliveira, recebesse a notícia desta forma carinhosa, o pedido dos filhos para com seus pais, que amam e cuidam deste lugar.

De acordo uma filha, Serviços públicos de saneamento básico integram o conjunto das necessidades mínimas e essenciais à sobrevivência das pessoas, e aguardam uma parecer favorável da administração pública de Itacarambi, finaliza!

Jornalista Sueli Teixeira

Site Boneka Jaíba

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit