sábado, maio 21, 2022
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Governo Federal fecha 2021 com 108 obras entregues e 39 ativos concedidos à iniciativa privada

Mesmo diante de restrição orçamentária, o Governo Federal apostou na  transformação da infraestrutura de transportes do país e realizou o maior leilão da história, assegurando R$ 678 milhões a um terminal de combustíveis no Porto de Santos (STS08A

O ano de 2021 foi marcado por uma série de ações realizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), que atuou de forma eficiente e transparente no uso dos recursos públicos e na parceria com a iniciativa privada. Conforme o balanço divulgado em 20/12/2021 pelo Ministério da Infraestrutura, o Governo fez a entrega de 108 obras públicas, renovou 2.050 quilômetros de rodovias, investiu R$ 5,5 bilhões na modernização de todos os modos de transporte e atraiu mais R$ 37,6 bilhões da iniciativa privada para investimentos, nos próximos anos, em ferrovias, aeroportos, rodovias, portos e hidrovias. 
Segundo os dados do Governo Federal, de janeiro a dezembro, foram realizadas 13 entregas no setor da aviação, além das concessões de 22 aeroportos da Infraero, que irão receber mais de R$ 6,1 bilhões em investimentos privados. Além disso, 2.050 quilômetros de rodovias foram pavimentadas, duplicadas ou restauradas, superando os números de 2019. Os portos também deram um passo importante com a aprovação do BR do Mar. 
Veja notícia de 19 de novembro de 2021, feita pela Band News, sobre o leilão de uma das áreas no Porto de Santos por mais de 558 milhões de reais em valor de outorga vencido pela Petrobras.
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Petrobras arremata terminal no porto de Santos. Canal Band Jornalismo. Fonte: YOUTUBE 2021.
O Brasil possui o maior programa de concessões do mundo. Nos próximos anos, R$ 24,5 bilhões serão investidos em 3 rodovias federais leiloadas, entre elas a rodovia Dutra e também a Rio-Santos (BR-101/SP/RJ). O programa de concessões também avançou em outros modais, realizando o maior leilão da história, assegurando R$ 678 milhões a um terminal de combustíveis no Porto de Santos (STS08A), além de uma ferrovia (Fiol).
Revolução ferroviária
Uma série de ações do Governo Federal resultaram no maior programa de investimentos dos últimos 100 anos para as ferrovias. Foi assinado o contrato de mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados para a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além de ter dado o pontapé inicial das obras de implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que receberá R$ 2 bilhões a serem investidos pela Vale. O Governo Federal também criou o programa Pro Trilhos, com o objetivo de impulsionar o surgimento de novas ferrovias.
BR do Mar
Conhecida como BR do Mar, a proposta é a criação do Programa de Estimulo ao Transporte por Cabotagem, que é a navegação entre portos de um mesmo país. Considerado um modo de transporte eficiente, de baixo custo e seguro, a cabotagem deve ter aumento na matriz logística do país com a nova legislação, com a previsão de ampliação do volume de contêineres transportados, além de alavancar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos.
PNL 2035
Um dos principais objetivos do PNL 2035 é a transformação da matriz de transporte do Brasil, identificando as principais necessidades e oportunidades para o sistema de transportes do país, a fim de torná-lo mais racional e sustentável, prevendo a redução de 14% dos gases do efeito estufa na atmosfera.
Revolução ferroviária
Uma série de ações do Governo Federal resultaram no maior programa de investimentos dos últimos 100 anos para as ferrovias. Foi assinado o contrato de mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados para a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), além de ter dado o pontapé inicial das obras de implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que receberá R$ 2 bilhões a serem investidos pela Vale. O Governo Federal também criou o programa Pro Trilhos, com o objetivo de impulsionar o surgimento de novas ferrovias.
BR do Mar
Conhecida como BR do Mar, a proposta é a criação do Programa de Estimulo ao Transporte por Cabotagem, que é a navegação entre portos de um mesmo país. Considerado um modo de transporte eficiente, de baixo custo e seguro, a cabotagem deve ter aumento na matriz logística do país com a nova legislação, com a previsão de ampliação do volume de contêineres transportados, além de alavancar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos.
PNL 2035
Um dos principais objetivos do PNL 2035 é a transformação da matriz de transporte do Brasil, identificando as principais necessidades e oportunidades para o sistema de transportes do país, a fim de torná-lo mais racional e sustentável, prevendo a redução de 14% dos gases do efeito estufa na atmosfera.
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