11 C
New York
sábado, novembro 27, 2021
InícioMundoGripe aviária espalha pela Europa e Asia, alerta a Organização Mundial de...

Gripe aviária espalha pela Europa e Asia, alerta a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que vários surtos graves de gripe aviária se espalham na Europa e na Ásia.

 

A cepas do vírus da gripe aviária, que ataca principalmente aves, mas que também podem infectar os seres humanos.

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que vários surtos graves de gripe aviária se espalham na Europa e na Ásia.

 

A preocupação das indústrias avícolas é um sinal de que o vírus está se espalhando rapidamente novamente. Surtos de doenças também costumam resultar em restrições comerciais.

 

 

Os surtos geralmente ocorrem no outono e são disseminados por aves migratórias selvagens.

 

Os epidemiologistas preocupam a China que reportou 21 infecções humanas com o subtipo H5N6 da gripe aviária neste ano, mais do que em todo o ano de 2020.

 

A Coreia do Sul abateu 770 mil aves e enviou um relatório à OIE na segunda-feira (14), informando o surto em uma fazenda em Chungcheongbuk-do. No relatório das autoridades sul-coreanas, todos os animais foram abatidos.

 

O Ministério da Agricultura do Japão enviou um relatório à OIE informando que o primeiro surto da temporada de inverno de 2021 ocorreu em uma granja no nordeste do país. O sorotipo neste surto foi H5N8.

 

A Noruega reportou um surto de gripe aviária H5N1, em um bando de 7.000 aves, na região de Rogaland, disse a OIE.

 

Copiando o modelo executado pela França e Holanda, com maior risco, depois que uma variante altamente patogênica da gripe aviária foi identificada em um ganso selvagem, o governo da  Bélgica ordenou que as aves fossem confinadas em ambientes fechados. 

 

O Reino Unido reportou que um pequeno grupo de aves contaminadas de gripe aviária H5N1 colocou a região em alerta.

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reportou um surto da cepa H5N1 da gripe aviária, na Alemanha, em uma fazenda de gansos. 

 

A República Tcheca abateu um grupo de aves contaminadas pela cepa, que foi identificado em uma granja comercial. A região também foi colocada em alerta.

 

O maior produtor aviária europeu, a Polônia  reportou que a gripe H5N1

 

A gripe aviária não pode ser transmitida através da ingestão de produtos avícolas.

 

Os surtos geralmente ocorrem no outono, disseminados por aves selvagens migratórias

 

Esse tipo de gripe costuma ser contraído pelo contato com aves doentes. Também pode ser transmitido de pessoa para pessoa.

 

A influenza aviária (AI) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves produtoras de alimentos (galinhas, perus, codornas, pintadas, etc.).Também as aves de estimação e selvagens. 

 

Ocasionalmente, mamíferos, incluindo humanos, podem contrair a gripe aviária. Existem muitas cepas de vírus AI, que geralmente são classificadas em duas categorias, cepas de baixa patogenicidade (LPAI), que normalmente causam poucos ou nenhum sinal clínico em aves e cepas altamente patogênicas (HPAI), que podem causar sinais clínicos graves e mortalidade potencialmente elevada taxas entre as aves. 

 

Aves selvagens são hospedeiros e reservatórios naturais para todos os tipos de vírus da gripe aviária e desempenham um papel importante na evolução, manutenção e disseminação desses vírus. 

 

A gripe aviária chamou a atenção da comunidade internacional ao longo dos anos, com surtos em aves de criatório, tendo sérias consequências tanto para a subsistência quanto para o comércio internacional em muitos países. 

 

O monitoramento e o controle da influenza aviária em sua fonte avícola são essenciais para diminuir a carga de vírus em espécies aviárias suscetíveis e no ambiente. 

 

A implementação de medidas de biossegurança, de acordo com os padrões internacionais da OIE, é fundamental para proteger o setor de produção e o comércio, para salvaguardar a segurança alimentar e a subsistência dos agricultores e para limitar o risco de infecção humana por cepas de gripe aviária com potencial zoonótico.

Jornalista Hernane Amaral

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit