segunda-feira, janeiro 24, 2022
InícioDireitos HumanosHoje é Dia: Abolição da Escravidão e Dia do Samba

Hoje é Dia: Abolição da Escravidão e Dia do Samba

 

Por Zoh Andrade 

 

 

O Hoje é Dia destaca, nesta semana de 28 de novembro a 04 dezembro, o Dia Internacional da Abolição da Escravidão, comemoração instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1995. Além disso, no dia 4 de dezembro é o aniversário de 5 anos da morte do poeta José Ribamar Ferreira, o Ferreira Gullar, conhecido por ser um dos fundadores do neoconcretismo, movimento que defendia a subjetividade nas poesias e artes plásticas.

Dia Internacional da Abolição da Escravidão

Instituído pela ONU em 22 de dezembro de 1995, o Dia Internacional da Abolição da Escravidão foi pensado como uma comemoração e um alerta. No ano de 1949, mais precisamente no dia 2 de dezembro, a ONU aprovou a Resolução Nº 317, que então adotou a Convenção para a Repressão do Tráfico de Pessoas e a Exploração da Prostituição de Outrem. Dessa forma, o Dia Internacional da Abolição da Escravidão foi pensado para marcar este feito.

Mais de 12 milhões de africanos foram trazidos para as américas em condições de escravidão. Destes, aproximadamente metade veio para o Brasil.  Depois de 100 anos, desde a abolição da escravatura no Brasil, ainda há diversos reflexos desta época na sociedade atual. A desigualdade e injustiça social, por exemplo, podem ser um retrato de um tempo onde os negros eram tratados como mercadoria, sem ter nenhum direito a seu favor.

A data também foi instituída para lembrar e combater a escravidão contemporânea, ainda presente no mundo. O trabalho análogo à escravidão, além de ferir os direitos humanos, também vai contra o código penal.  A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em dados de 2020, afirma que no Brasil foram resgatados 936 trabalhadores em situações análogas à escravidão.

Em reportagem de 2015, o Caminhos da Reportagem da TV Brasil retratou os Ecos da Escravidão, e como este tempo marcou a história do Brasil.

 

Fonte:Agência Brasil

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit