11 C
New York
sexta-feira, setembro 17, 2021
InícioGeralIncêndio atinge área do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha,...

Incêndio atinge área do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste domingo (22) a área de mata do Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Segundo os gestores do parque, por volta das 13h, o fogo já havia consumido cerca de mil hectares da área, o que representa metade do território.

Equipes tentam evitar que o fogo chegue ao Hospital Psiquiátrico do Juqueri, que é um dos mais antigos do Brasil, e também ao mirante do parque e à unidade da Fundação Casa, que ficam próximos ao local.

A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o incêndio foi provocado pela queda de um balão, por volta das 9h. Até as 16h30, as chamas não haviam sido controladas.

Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas voluntários estão no local para combater as chamas, mas o relevo do parque e o vento forte dificultam os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para o atendimento.

O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas nesta tarde.

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente afirmou que contratou diversos serviços para prevenir incêndios na área do parque.

“Neste ano, o Estado está investindo mais de R$ 7 milhões em ações preventivas para combate aos incêndios florestais, que incluem a construção de aceiros, treinamento dos brigadistas, além da aquisição de maquinários e equipamentos de segurança. Importante ressaltar que o período de junho a outubro favorece a ocorrência de incêndios florestais devido ao inverno e à estiagem, que promovem a seca da vegetação.”

Fonte: G1

                  veja também

Instagram @noticias_nadason

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit