11 C
New York
sábado, junho 19, 2021
HomePolíticaJuíza esfaqueada no pescoço diz que ataque foi "tentativa de intimidação"

Juíza esfaqueada no pescoço diz que ataque foi “tentativa de intimidação”

source
Fachada do TRF-3 arrow-options
Flickr/CNJ

Tentativa de homicídio ocorreu após procurador invadir prédio do TRF-3

A juíza Louise Filgueiras , que sofreu uma tentativa de assassinato na última quinta-feira (3) do procurador da Fazenda Nacional Matheus Assunção no prédio do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), disse que ataque foi uma “tentativa de intimidação” à magistratura. Em entrevista ao Estado de São Paulo, ela afirmou que o ataque tem como objetivo tornar os juízes mais “vulneráveis a pressões e interesses escusos”.

Apesar do susto que a juíza, ela disse que está bem e não ficou com traumas. Ela não pretende mudar a sua rotina. “Mas acho que a situação deixou claro que é preciso repensar a questão dos cuidados com a segurança nos fóruns”, disse.

O procurador Matheus Carneiro Assunção, autor do atentado, foi internado no Hospital das Clíninas de São Paulo no sábado. O juiz federal Fernando Toledo Carneiro atendeu a um pedido da defesa e determinou a internação naquele mesmo dia.

Leia também: Procurador que tentou matar juíza está internado no Hospital das Clínicas

Os advogados Leonardo Magalhães Avelar e Taisa Carneiro Mariano apresentaram petição requerendo a substituição da prisão preventiva do procurador pelo tratamento psiquiátrico. Na sexta-feira, em audiência de custódia na 1ª Vara da Justiça Federal, a juiza Andreia Moruzzi havia determinado sua ida para o Complexo Prisional de Tremembé. 

“A Justiça Federal teve a sensibilidade necessária e agiu de forma rápida e acertada para preservar a integridade física e mental de Matheus. Essa era a única opção médica viável para o caso”, declarou o advogado.

Assunção deve ser indiciado por tentativa de homicídio qualificado. Segundo o atestado feito pelo médico Orestes Forlenza, constatou-se “presença de alucinações auditivas imperativas, abalos mioclônicos intermitentes, semalteração de consciência, crises focais ou grande mal”. A hipótese médica é de que tenha havido transtorno psicótico.

Leia também: Janot não estava em Brasília quando disse que pensou em matar Gilmar Mendes

O caso aconteceu na última quinta-feira, quando Matheus Assunção atacou Filgueiras com uma faca de cozinha, antes de ser detido pela segurança. A juíza escapou sem graves ferimentos. A Polícia Federal fez uma prisão em flagrante.

Segundo o relato de funcionários que presenciaram o ataque , o procurador parecia estar fora de si quando gritou que precisava “fazer o que Janot não fez” e que estava ali para “acabar com a corrupção”.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit