15/11
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na Bélgica para discutir no Parlamento Europeu.
A viagem do ex-presidente foi para manter uma pauta progressista em Bruxelas, França e Espanha.
“Hoje tive a honra de receber o ex-presidente Lula. Conversamos sobre a difícil situação no Brasil, especialmente no que diz respeito à proteção do clima e à democracia, e como as relações podem ser melhoradas. Muito obrigado pelo intercâmbio interessante”! Katarina Barley – vice-presidente do Parlamento Europeu.
Heute hatte ich die Ehre, @LulaOficial im @Europarl_DE zu empfangen. Wir haben über die schwierige Lage in Brasilien, vor allem bzgl. Klimaschutz und Demokratie, gesprochen und wie die 🇪🇺🇧🇷-Beziehungen verbessert werden können. Muito obrigado pelo interessante intercâmbio! 🇧🇷🤝🇪🇺 pic.twitter.com/gKaCMtyrtz
— Katarina Barley (@katarinabarley) November 15, 2021
Coletiva de imprensa de Lula no Parlamento Europeu em Bruxelas https://t.co/HilEguI9jM
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2021
Durante uma coletiva a imprensa, Lula disse que respeita o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e negou ainda ter um vice para uma possível candidatura em 2022
O ex-presidente fala do seu futuro político e diz que ainda é cedo para farlamos em vice.
Já tenho 22 vices… Enquanto ainda nem decidi se sou candidato. A escolha de um vice tem que ser levada muito a sério. Tem que ser alguém que some, e não que tenha divergência.
Política é como futebol, você dá uma canelada no cara, ele cai chorando de dor, mas depois que termina o jogo, eles se encontram, se abraçam, vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo. Política é assim. Nas divergências todo mundo joga bruto porque quer ganhar.
Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não tô discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir, aí sim eu vou sair a campo pra procurar alguém pra ser vice.
Estamos vivendo, e não apenas no Brasil, uma situação extremamente delicada. O discurso feito por Trump se espalhou pelo mundo. Bolsonaro é uma cópia mal feita do Trump e hoje representa uma peça importante para os fascistas da extrema direita mundial.
Agradeço a oportunidade de falar no Parlamento Europeu e poder, diante da imprensa internacional, agradecer às forças progressistas europeias tão solidárias ao Brasil desde o golpe contra a presidenta Dilma até minha prisão. Estou livre. E o juiz que me condenou está sob suspeição.
Lula participa do Encontro de Alto Nível da América Latina no Parlamento Europeu em Bruxelas https://t.co/oNJLrpICo4
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2021