11 C
New York
terça-feira, outubro 26, 2021
InícioBrasilia DFMais 3,9 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford são enviadas para...

Mais 3,9 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford são enviadas para todo o Brasil a partir desta quinta-feira (6/5)

Imunizante chegou ao Brasil no último fim de semana por meio do consórcio Covax Facility

Imunizante chegou ao Brasil no último fim de semana por meio do consórcio Covax Facility

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir desta quinta-feira (6/5) mais lote de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde está enviando para todo o Brasil 3,9 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, adquiridas por meio do consórcio Covax Facility. O imunizante foi produzido na fábrica da farmacêutica na Coreia do Sul e chegou ao Brasil no último fim de semana. A nova remessa é dividida de forma proporcional e igualitária entre as Unidades Federativas.

O novo lote é destinado para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente. As orientações estão no 16° informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Acesse aqui a divisão das doses por UF.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.

PRÓXIMAS ENTREGAS

O Ministério da Saúde já prepara o envio de novos lotes de vacinas Covid-19 do Instituto Butantan e da Pfizer/BioNTech. A pasta aguarda a chegada de 1 milhão de doses da Coronavac para iniciar a distribuição para todo o País – elas serão destinadas para a segunda dose da população. O 16º informe técnico será atualizado com a divisão aos estados e DF assim que os imunizantes estiverem disponíveis para o Ministério da Saúde.

A partir da próxima segunda-feira (10/5), mais 1,1 milhão de doses da Pfizer também começam a ser enviadas para as 27 capitais brasileiras, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente – o intervalo entre uma dose e outra da vacina da Pfizer é de 12 semanas.

PÁTRIA VACINADA

O Ministério da Saúde está coordenando a 18ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 73,9 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 47,2 milhões de brasileiros.

Até o dia 6 de maio, mais de 45,7 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

SOBRE A COVAX FACILITY

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a Covid-19, permitindo o acesso justo e igualitário às vacinas através das parcerias com os laboratórios.

O contrato do Governo Federal prevê 42,5 milhões de doses até o fim de 2021. Dessas, já chegaram ao país quase 5 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida na Coreia do Sul. Mais 4 milhões de doses do mesmo laboratório são esperadas para o terceiro trimestre e outras 842,4 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech estão previstas até junho, todas por meio do consórcio.

A aliança global Covax é coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit