11 C
New York
segunda-feira, junho 21, 2021
HomeJustiçaMinistério Público da BA, notificou as plataformas Google e WhatsApp para que...

Ministério Público da BA, notificou as plataformas Google e WhatsApp para que removam o vídeo da boneca Momo

No último sábado (16), o Ministério Público do Estado da Bahia, abriu investigação por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), para apurar uso de um personagem Momo em vídeos infantis. 

O procedimento foi instaurado para apurar os fatos relacionados a vídeos possivelmente disponibilizados em plataformas de vídeos e compartilhados em redes sociais com conteúdo direcionado a crianças e uso do personagem “Boneca Momo”.

O MPBA, notificou as plataformas Google e ao WhatsApp, por meio das empresas sediadas no Brasil, para realizasem a remoção do conteúdo, que já foi removido.

Como eram os vídeos e a verdade? 

Um dos videos que circulava, era aquele da musica infantil “Baby Shark” foram publicados no Youtube com uma mensagem da ‘Boneca Momo’.

Enquanto a criança assiste o vídeo a musica é pausada e então a boneca aparece pede para a criança procurar objetos cortantes para cortar os pulsos.

Em seguida a ‘Momo’ diz que se a criança não fizer o que ela pede ela voltara quando ela estiver dormindo, então o vídeo volta para a musica infantil.

Esse personagem a boneca Momo, foi criada com base na escultura de uma ‘mulher pássaro’, que foi exibida no Japão em 2016 durante uma exposição.

Os pais devem ficar atentos ao conteúdo que seus filhos assiste ou pesquise na Internet. Pois a verdade é que hackers invadiram a plataforma do YouTube Kids, editou vídeos e músicas, em seguida compartilharam usando o número no WhatsApp com DDI internacional e se tornou viral no mundo todo.

No entanto, a pesquisa realizada pelo jornalismo do portal WebMundo, mostra que essas ações podem ter sido de hackers brasileiros, já que o Brasil foi o local onde se teve mais relatos e rastros de postagens banidas. Certamente utilizaram comunicação via VPN, para não serem rastreados, já que está modalidade de acesso permiti mudar simultaneamente o ID de partida, inclusive ocultar o IP.

Fica o alerta para os pais, pois esses vídeos continuam na Internet, postados em plataformas sediadas fora do país. Circulam por APP do telegram, WhatsApp e na Deep web.  No caso do WhatsApp, ele foi removido no Brasil, mas continua circulando em outros países.

 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit