segunda-feira, maio 23, 2022
InícioGeralMostra antecipa comemoração de centenário da Semana de Arte Moderna

Mostra antecipa comemoração de centenário da Semana de Arte Moderna

Por Zoh Andrade 

 

Depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro, a mostra Brasilidade Pós-Modernismo chega hoje (15) a São Paulo e fica aberta à visitação no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na região central da capital paulista. A mostra poderá ser visitada até 7 de março de 2022.

Com curadoria de Tereza de Arruda, estarão expostas obras de 51 artistas brasileiros, entre eles, Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Ernesto Neto e Tunga, entre outros. A mostra abre um diálogo com a Semana de Arte Moderna de 1922, cujo centenário será celebrado em fevereiro do ano que vem.

Mostra Brasilidade Pós-Modernismo
Mostra Brasilidade Pós-Modernismo – Jaime Acioli/Direitos reservados

“Esta exposição não é idealizada com o olhar histórico, mas sim focada na atualidade com obras produzidas a partir de meados da década de 1960 até o dia de hoje, sendo algumas inéditas, ou seja, já com um distanciamento histórico dos primórdios da modernidade brasileira”, descreveu Tereza de Arruda.

Serão apresentados desenhos, pinturas, fotografias, esculturas, instalações e novas mídias, que foram distribuídos em seis núcleos temáticos, chamados de Liberdade, Futuro, Identidade, Natureza, Estética e Poesia. No primeiro deles, Liberdade, a mostra vai refletir sobre as inquietações e questionamentos do colonialismo brasileiro do período de 1530 a 1822. Futuro, por sua vez, tem foco em Brasília e reúne, entre outras coisas, gravuras e desenhos dos arquitetos Lina Bo Bardi, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Mostra Brasilidade Pós-Modernismo
Mostra Brasilidade Pós-Modernismo – Ge Viana/Direitos reservados

O núcleo Identidade investiga o chamado Brasil profundo e, o Natureza, alerta sobre o relacionamento do ser humano com a natureza. Já Estética reflete sobre movimentos culturais brasileiros, como a antropofagia. E, para finalizar, Poesia apresenta obras da poesia concreta.

Além da exposição, o CCBB São Paulo vai promover uma série de atividades gratuitas no Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo. A visita à exposição é feita por meio de agendamento no site da Eventim. A entrada é gratuita.

 

 

Fonte:Agência  Brasil

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit