sexta-feira, maio 20, 2022
InícioMinas GeraisMunicípios do Norte de MG promovem Dia D de vacinação contra a...

Municípios do Norte de MG promovem Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo no próximo sábado (30)

Por Zoh Andrade 

Os municípios do Norte de Minas Gerais realizarão o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo no próximo sábado (30). A estimativa da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros é de que 747 mil pessoas sejam vacinadas nas 86 cidades durante as campanhas.

Para atingir as metas de vacinação, de 90% para a gripe e 95% para o sarampo, a SRS orienta que os municípios adotem estratégias diferenciadas no funcionamento das unidades de saúde, com horários especiais, à noite e também nos finais de semana e feriados. Além disso, também aconselha que as campanhas sejam amplamente divulgadas pelas secretarias municipais de saúde.

A campanha de vacinação contra o sarampo tem como público-alvo os trabalhadores de saúde e crianças com idades entre seis meses e cinco anos.

Em 2016, o Brasil chegou a receber certificação de eliminação do vírus endêmico do sarampo. Mas, nos anos seguintes, foram registrados casos no país, sendo que nos últimos três anos, foram feitas 30.017 notificações da doença.

Sobre a gripe, a campanha foi dividida em duas fases e possui 18 grupos prioritários:

  • 1ª etapa: Entre 4 de abril e 2 de maio – serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde
  • 2ª etapa: Entre 3 de maio e 3 de junho – serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas que possuem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A formulação da vacina da gripe é atualizada a cada campanha para que a população seja protegida contra as novas cepas dos vírus em circulação. Neste ano, a nova formulação da vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“Por isso, quem foi vacinado em 2021, neste ano precisa retornar às unidades de saúde para ser novamente imunizado. A vacinação evita que as pessoas contraiam as formas mais graves da gripe reduzindo, com isso, as necessidades de internações e a ocorrência de óbitos”, destaca coordenadora de vigilância em saúde da SRS,Agna Soares

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit