segunda-feira, janeiro 24, 2022
InícioPolícia CívilNovembro Azul - Preconceito não deve ser barreira para tratamento

Novembro Azul – Preconceito não deve ser barreira para tratamento

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta que o preconceito pode ser a maior barreira para a cura

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, tipo da doença que representa quase 30% dos casos oncológicos no homem. O movimento mundial Novembro Azul enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta que o preconceito pode ser a maior barreira para a cura, não somente do câncer de próstata, como de uma série de outros cânceres que atingem a população masculina.

 

Saiba mais sobre o câncer de próstata

 

O que é próstata?

 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, com cerca de 20 gramas, que cresce e se modifica a partir dos 40 anos de idade em todos os homens. A próstata fica localizada na frente da bexiga, envolvendo a porção inicial da uretra, tubo responsável por eliminar a urina armazenada na bexiga. O órgão produz parte do sêmen, liberado durante o ato sexual.

 

Como surge a doença?

 

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.

 

Quais os sintomas?

 

Na fase inicial da doença, não existem sintomas aparentes. Somente a realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce. Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar. Quando em estágio mais avançado, emagrecimento e dores na coluna podem ocorrer, significando que a doença progrediu.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

O exame de PSA (antígeno prostático específico) é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

 

Quando procurar o médico?

 

No caso do câncer de próstata, homens a partir dos 40 anos de idade com fatores de riscos, ou aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença, devem procurar anualmente o médico Urologista para a realização do exame de toque, importante para avaliar alterações na glândula.

 

Como posso prevenir?

 

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. O recomendado é manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar regularmente atividades físicas, manter o peso ideal, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol e não fumar.

 

 

Reprodução: Fundação do Câncer

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit