11 C
New York
terça-feira, setembro 21, 2021
InícioBrasilNovo Coronavírus no Brasil: o país registrou 12,65 milhões de recuperados e...

Novo Coronavírus no Brasil: o país registrou 12,65 milhões de recuperados e 381.687 óbitos

As doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 69 anos

Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews, Portal AmaralNews
Me acompanhe no Facebook
Me acompanhe no Instagram

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (15), demonstraram redução de casos e óbitos pela doença em comparação às semanas anteriores

Entretanto, a agência de classificação de risco Fitch Ratings informou que o “forte” crescimento dos casos de Covid-19 e o ritmo lento de vacinação no Brasil trazem incertezas quanto ao tempo necessário para afrouxamento das restrições de mobilidade e apoio à recuperação econômica.

14.122.116 a quantidade de vítimas e contágios, respectivamente, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O país registra 4,5 milhões, ou seja, a maioria de pessoas curadas, o que representa o total de casos acumulados (89%). As informações foram atualizadas às 17h desta quinta-feira (15/10) e enviadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde.

2,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 700 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan – os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada. 

A divisão entre os estados e Distrito Federal é feita de forma proporcional, pactuada com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), conforme o quantitativo recebido pela pasta e a ordem dos públicos prioritários. 

De acordo com o 12º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), as doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 69 anos e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Nesta leva, parte das vacinas é destinada para a primeira dose e a outra parcela para a segunda aplicação. 

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz. A estratégia de distribuição para aplicação da primeira e segunda doses é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. 

 

Vacinas
Primeiro lote deve chegar até o fim da próxima semana com cerca de 1 milhão de medicamentos para intubação de pacientes

Para reforçar o tratamento de pacientes internados com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva em todo o Brasil, o Ministério da Saúde deve receber mais de 1,5 milhão de medicamentos de Intubação Orotraqueal (IOT). A primeira remessa dos insumos que fazem parte do “kit intubação” deve chegar até o fim da próxima semana. Para garantir um aporte maior de medicamentos, o Ministério lança um pregão internacional para a aquisição de novos insumos ainda esta semana.

Um dos lotes é composto por 80 mil itens do kit que foram doados pelo governo da Espanha. Além dos mais de 2 milhões já entregues aos estados, outros 1,1 milhão de remédios foram doados pela empresa Vale do Rio Doce em parceria com um conjunto de empresas brasileiras. Desses, 900 mil chegam até o fim da próxima semana e outros 200 mil na primeira semana do mês de maio.

As informações foram divulgadas pelo ministro Marcelo Queiroga em coletiva à imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 21 de abril. Segundo Queiroga, o Ministério da Saúde tem atuado sempre alinhado com o Conass e Conasems para ampliar a oferta e a produção dos kits de intubação.

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit