11 C
New York
quarta-feira, outubro 27, 2021
InícioMinistério da SaúdeO baixo número de pessoas vacinadas nas últimas campanhas, está trazendo preocupação

O baixo número de pessoas vacinadas nas últimas campanhas, está trazendo preocupação

Em Montes Claros, Minas Gerais, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo - no DIA D foi um sucesso e quase metade do público-alvo foi imunizado.

Em nível nacional, o baixo número de pessoas vacinadas nas últimas campanhas, está trazendo preocupação para os Institutos de pesquisas.

Existem alertas de que a cobertura vacinal não está sendo suficiente. E podem trazer graves consequências e receios doenças contagiosas já eliminadas voltem a circular.

A vacinação é um dos métodos mais seguros para prevenir contra doenças infecciosas. 

Como exemplo, como aconteceu com o sarampo. 

Devido às migrações e as viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular no Brasil. Além disso, a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

O vírus ainda circula em grande quantidade em várias regiões da Europa e da América.

As vacinas são uma forma muito enfraquecida ou totalmente inativa do agente que causa a doença. Ao serem introduzidas no organismo humano, estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra aquele tipo de invasor, o que cria células de memória no corpo. Em um futuro, caso a pessoa tenha contato com aquela doença contagiosa, o organismo irá reagir rapidamente combatendo o agente infeccioso e sem adoecer.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (mês) após a vacinação.

Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra, deve receber apenas 1 (uma) dose da vacina. Procure a unidade básica de saúde mais próxima levando o seu cartão de vacinação e um documento. Lá sua situação vacinal será avaliada e atualizada conforme recomendações do calendário básico de vacinação.

Em Montes Claros, Minas Gerais, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo – no DIA D foi um sucesso e quase metade do público-alvo foi imunizado.

A campanha de vacinação, iniciada no dia 6 de agosto, seguiu até o dia 31 do mês, onde crianças de 1 a 5 anos incompletos foram vacinadas.

Após esse prazo, pessoas de outras idades que nunca foram imunizadas poderão procurar um posto de saúde para colocar o cartão de vacinação em dia.

A vacinação, quando feita como indicam as instituições de saúde, é um método que garante proteção para cerca de 90% a 100% das pessoas. 

O uso de vacinas tem como objetivo principal a prevenção de doenças, ou seja, elas permitem que o sistema imunológico da pessoa vacinada produza anticorpos àquela enfermidade e esteja preparado para combater o agente infeccioso sem precisar ser contaminado para gerar essa defesa. Essa estratégia diminui o risco de adoecimento e de complicações a doenças muitas vezes fatais.

Quando a população se conscientiza por meio das campanhas de vacinação e segue as orientações dos órgãos de saúde tomando a vacina indicada, cria-se uma porcentagem de pessoas imunes àquela doença. Isso significa que, além desses indivíduos não sofrerem com os males que a infecção causa, eles também não poderão transmitir a doença para outras pessoas – diminuindo a transmissão em cidades, estados, países e, finalmente, pelo mundo.

É dessa forma que doenças, antigamente muito agressivas, hoje podem ser consideradas erradicadas. Com o avanço da ciência e o desenvolvimento de novas vacinas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2 a 3 milhões de mortes são evitadas a cada ano pela vacinação.

Fonte

Farmacêutica Pfizer 

Prefeitura Municipal de Montes Claros 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit