11 C
New York
domingo, junho 13, 2021
HomeBrasilO Economista Pedro Nery derruba narrativa que esquerda usou contra Paulo Guedes

O Economista Pedro Nery derruba narrativa que esquerda usou contra Paulo Guedes

Caiu mais uma narrativa

“Mas e o Chile?” perguntavam parlamentares do PT, PSOL, REDE e PSB para Paulo Guedes sempre que o assunto ‘capitalização’ surgia na sessão da CCJ que o Ministro da Economia foi explicar a reforma da previdência.

Os parlamentares se referiam à narrativa deles próprios de que o Chile, após a reforma da previdência com capitalização feita pela ditadura Pinochet, teria tido um aumento no número de suicídios entre idosos. O argumento é que a capitalização gerou uma massa de idosos pobres – e suicidas.

Em seu artigo dessa segunda-feira, 8, para a Gazeda do Povo, Pedro Nery, doutor em economia e um dos maiores especialistas de previdência do país, derruba esta narrativa.

Primeiro que a taxa de suicídios entre idosos é maior em qualquer país do mundo. Segundo que o Chile não ocupa as primeiras posições de suicídios em qualquer parâmetro.

No mundo, o Chile é apenas o 138º em suicídios entre idosos. Na América Latina, o 7º. Sua taxa é cerca de 16,8 por 100 mil, e está caindo vertiginosamente desde os anos 90.

Nery lembra uma curiosidade: sabe qual país tem uma taxa de suicídio entre idosos maior que o dobro da do Chile? Sim, Cuba.

Mas aí a esquerda não vai falar, né?

Mas voltemos a falar da reforma da previdência: a proposta do governo pouco tem a ver com a que foi feita no Chile. Aqui, o governo vai garantir pelo menos um salário mínimo a quem contribuiu pouco. Ou seja: boa parte da população conseguirá manter perto de 100% do salário quando aposentada.

O artigo inteiro do Pedro Nery você encontra aqui.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit