Imunizantes foram entregues nesta quarta-feira (20) e serão distribuídos aos estados e o Distrito Federal nos próximos dias
A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) entregou ao Ministério da Saúde, na tarde desta quarta-feira (20), mais um lote com 2,1 milhões de doses de vacina Covid-19 da Astrazeneca.
A eficácia da vacina é traduzida como a capacidade do imunizante em conferir proteção imunológica a um determinado agente, no caso, o vírus SARS-CoV-2.
Essa vacina foi desenvolvida pelo grupo farmacêutico britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. Apesar da autorização e transferência da tecnologia à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
A vacina britânica Oxford-Astrazeneca utiliza uma tecnologia biomolecular baseada no chamado “vetor viral”, que consiste na utilização de um vírus modificado para estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos contra o novo coronavírus. Na fabricação da vacina, uma espécie de vírus enfraquecido (adenovírus ChAdOx1).
Segundo o Ministério da Saúde, as doses serão enviados aos estados e o Distrito Federal nos próximos dias.
Com essa entrega, a Fundação chega à marca de 113,8 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo o Conass, o país registrou hoje.
20/10/2021, 18h
Casos • 15.610 no último período. • 21.680.489 acumulados. Óbitos • 373 no último período • 604.228 óbitos acumulados..
Como avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o pico da doença tem diminuído em mortes por 24 horas. Entretanto, é alto o número de contaminados.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o cenário mais “tranquilo” se deve à ampla campanha de vacinação que já distribuiu mais de 320 milhões de doses de vacina a todos os brasileiros.
Foram entregues hoje (20/10) mais 2,1 milhões de doses da #VacinaCovid19Fiocruz ao @minsaude. Com a entrega, a Fundação alcança a marca de 113,8 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações pic.twitter.com/xAsBRkxsUo
— Fiocruz (@fiocruz) October 20, 2021