A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que envolveu Forças Militares que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo.
As grandes potências mundiais organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de combatentes militares os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica nos combates.
Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a utilização pela primeira vez e única de armas nucleares, sendo que foi o maior conflito mais letal da historia da humanidade.
O conflito teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes e declarações de guerra contra a Alemanha pela França e grande parte do Império Britânico.
Alguns países já estavam em guerra nesta época: Etiópia, Reino de Itália conhecida como Segunda Guerra Ítalo-Etiope, China e Japão conhecida como Segunda Guerra Sino Japonesa.
Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças do Estados Unidos em Pearl Harbor e em colônia ultramarítimas britânicas,
A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.
Foi nesta época que estabeleceu a Organização das Nações Unidas (ONU) com o principal objetivo de estabelecer estimuladas cooperação global e evitar futuros conflitos,
Surgiram duas potencias mundiais: Estados Unidos e União Soviética (Esta União teve a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991).
Pós a Segunda Grande Guerra deu-se o inicio da chamada popularmente como Guerra Fria que se se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991), entre essas duas potencias mundiais.
Entre 8 e 9 de maio, a ONU marca Tempo de Recordação e Reconciliação Pelos que Perderam a Vida Durante a Segunda Guerra Mundial; no conflito, cerca de 40 milhões de civis perderam a vida; 20 milhões de soldados também foram vítimas da batalha entre 1939 e 1945.
Nesta data, a ONU convidou os 193 países-membros da organização além de outras organizações não-governamentais e sociedade civil a prestar homenagem às vítimas do conflito.
O dia 8 de maio foi escolhido por ser marcar a rendição das forças nazistas da Alemanha, em 1945.
A data foi aprovada pela Assembleia Geral com o objetivo de destacar que o conflito global estabeleceu a criação das Nações Unidas, destinada a salvar as gerações futuras do flagelo da guerra.
A resolução também convoca os Estados-membros da ONU a unirem esforços para lidar com novos desafios e ameaças.
A celebração lembra a importância de resolver controvérsias por meios pacíficos, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e maneira que a paz e a segurança internacionais não sejam ameaçadas.
Infelizmente, os grandes países do mundo tem muito que aprender com os erros cometidos no passado.
Veja também
Embaixador russo é coberto de vermelho por ativistas ucranianos
G7 vai “proibir ou eliminar gradualmente importações de petróleo russo”