sexta-feira, maio 20, 2022
InícioGuerraONU homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial

ONU homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial

A resolução também convoca os Estados-membros da ONU a unirem esforços para lidar com novos desafios e ameaças.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que envolveu Forças Militares que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo.

As grandes potências mundiais  organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de combatentes militares os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica nos combates.

Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a utilização pela primeira vez e única de armas nucleares, sendo que foi o  maior conflito mais letal da historia da humanidade.

O conflito teve início  com a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes e declarações de guerra contra a Alemanha pela França e grande parte do Império Britânico.

Alguns países já estavam em guerra nesta época: Etiópia, Reino de Itália conhecida como Segunda Guerra Ítalo-Etiope, China e Japão conhecida como Segunda Guerra Sino Japonesa.

Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças do Estados Unidos em Pearl Harbor e em colônia ultramarítimas britânicas,

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

Foi nesta época que estabeleceu a Organização das Nações Unidas (ONU) com o principal objetivo de estabelecer estimuladas cooperação global e evitar futuros conflitos,

Surgiram duas potencias mundiais: Estados Unidos e União Soviética (Esta União teve a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991).

Pós a Segunda Grande Guerra deu-se o inicio da chamada popularmente como Guerra Fria que se se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos (1945-1991), entre essas duas potencias mundiais.

Entre 8 e 9 de maio, a ONU marca Tempo de Recordação e Reconciliação Pelos que Perderam a Vida Durante a Segunda Guerra Mundial; no conflito, cerca de 40 milhões de civis perderam a vida; 20 milhões de soldados também foram vítimas da batalha entre 1939 e 1945.

Nesta data, a ONU convidou os 193 países-membros da organização além de outras organizações não-governamentais e sociedade civil a prestar homenagem às vítimas do conflito.

O dia 8 de maio foi escolhido por ser marcar a rendição das forças nazistas da Alemanha, em 1945.

A data foi aprovada pela Assembleia Geral com o objetivo de destacar que o conflito global estabeleceu a criação das Nações Unidas, destinada a salvar as gerações futuras do flagelo da guerra.

A resolução também convoca os Estados-membros da ONU a unirem esforços para lidar com novos desafios e ameaças.

A celebração lembra a importância de resolver controvérsias por meios pacíficos, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e maneira que a paz e a segurança internacionais não sejam ameaçadas.

Infelizmente, os grandes países do mundo tem muito que aprender com os erros cometidos no passado.

Veja também

Embaixador russo é coberto de vermelho por ativistas ucranianos

G7 vai “proibir ou eliminar gradualmente importações de petróleo russo”

 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit