Já no primeiro mês de implantação, o projeto Chame a Frida tem seu primeiro resultado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana. Após ser agredida pelo companheiro, de 44 anos, a vítima da violência, de 48, foi encaminhada ao hospital, onde foi informada sobre a atendente virtual disponibilizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Com a denúncia e as devidas investigações, o suspeito foi indiciado pelo crime previsto no artigo 129, §13, do Código Penal.
Conforme apurado, durante uma discussão com o suspeito, a mulher teria sido agredida com uma garrafada, que a atingiu no rosto. Ela foi encaminhada para atendimento hospitalar, onde foi informada sobre o programa Chame a Frida da PCMG. A mulher então acionou a ferramenta e esclareceu dúvidas sobre as providências devidas nessa situação, optando por comparecer, no mesmo dia, à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. Na unidade, a vítima foi prontamente atendida pela equipe policial, sendo realizados os procedimentos de praxe, entre eles, o requerimento da medida protetiva.
Chame a Frida
O Chame a Frida é um chatbot que consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, ainda é possível se informar sobre medidas protetivas – como solicitar; o que fazer se o agressor descumprir; como ter acesso à ordem judicial expedida –, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema.
Implantado pela PCMG, inicialmente, em Manhuaçu, Zona da Mata, em 2020, o projeto vem sendo ampliado para outros municípios mineiros.
Serviço
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Ribeirão das Neves fica na rua Luiza Augusta Guimarães, 150, no bairro São Pedro. O contato via aplicativo de mensagens WhatsApp pode ser feito, em Ribeirão das Neves, por meio do número (31) 97595-2333.
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