11 C
New York
quinta-feira, junho 17, 2021
HomeCiênciaPeste bubônica (peste negra), reaparece na China: país proíbe comer animais com...

Peste bubônica (peste negra), reaparece na China: país proíbe comer animais com insetos da ‘Peste Negra’ que exterminaram 60% da Europa

Os chefes de saúde na China emitiram um alerta depois que um caso de peste bubônica foi confirmado por médicos.

Um alerta de terceiro nível foi emitido na cidade chinesa de Bayan Nur – o segundo mais baixo em um sistema de quatro níveis.

Chefes de saúde estão trabalhando para vacinar quem entrou em contato com dois pacientes da peste na Mongólia
Chefes de saúde estão trabalhando para vacinar quem entrou em contato com dois pacientes da peste na Mongólia Crédito: sayan tv
Autoridades chinesas emitiram um alerta de saúde após o surto na Mongólia
Autoridades chinesas emitiram um alerta de saúde após o surto na MongóliaCrédito: PaweA BA aszak
O aviso de saúde proíbe o consumo de animais com o público solicitado a relatar casos suspeitos
O aviso de saúde proíbe o consumo de animais com o público solicitado a relatar casos suspeitos Crédito: MN news

Relatórios locais dizem que o paciente é um pastor da cidade, na região autônoma da Mongólia Interior, e que ele está em uma condição estável

Um alerta de terceiro nível proíbe a caça e o consumo de animais que possam levar a praga e pede ao público que relate quaisquer casos suspeitos de peste ou febre sem causas claras, e que denuncie qualquer marmota doente ou morta.

Também houve um novo susto de peste na província de Bayan-Ulgii, na vizinha Mongólia, que compartilha uma fronteira com a Rússia e a China.

E um morador de 15 anos de idade de Ulaankhus soum, também na Mongólia, foi levado para um hospital local no domingo depois de comer uma marmota caçada por um cachorro.

DOENÇA MORTAL

A doença medieval é facilmente tratável com a medicina moderna – mas, se não for tratada, a maioria dos infectados morrerá dentro de uma semana.

No século 14, a morte negra – uma coleção de pragas, incluindo a peste bubônica – atingiu o mundo, tornando-a a pandemia mais mortal da história.

Matou 200 milhões de pessoas na África, Ásia e Europa, destruindo 60% da população da Europa.

Falando à Healthline, a Dra. Shanti Kappagoda, médica em doenças infecciosas da Stanford Health Care, disse: “Ao contrário do século 14, agora temos um entendimento de como essa doença é transmitida.

“Nós sabemos como evitá-lo. Também podemos tratar pacientes infectados com antibióticos eficazes”.

Segundo a BBC , dois irmãos na Mongólia contraíram a praga por comer carne de marmota – um remédio popular para a boa saúde .

Um homem de 27 anos e seu irmão, 17, estão no hospital e são descritos como “estáveis”.

Pansoch Buyainbat e seu irmão estão sendo tratados em hospitais separados na província de Khovd.

“PERMANECE EM ALERTA ALTA”

O vídeo da Mongólia mostra como centenas de pessoas foram vacinadas após entrar em contato direto ou indireto com os irmãos.

Até o momento, não há mais casos conhecidos desse surto, mas as autoridades permanecem em alerta máximo.

Houve quatro casos relatados de peste em pessoas da Mongólia Interior em novembro passado, incluindo dois de peste pneumônica, uma variante mortal da peste.

A peste bubônica, conhecida como “Peste Negra” na Idade Média, é uma doença altamente infecciosa e freqüentemente fatal que se espalha principalmente por roedores.

É caracterizada por sintomas semelhantes aos da gripe e pelo aparecimento de bolhas, levantadas e com infiltrações de vergões no pescoço, virilhas e axilas.

Casos de peste não são incomuns na China, mas surtos se tornam cada vez mais raros. De 2009 a 2018, a China registrou 26 casos e 11 mortes.

A praga é transmitida por pulgas que vivem em roedores selvagens, como marmotas.

História da Peste Negra

A Peste Negra foi uma epidemia de peste bubônica que atingiu a Europa e a Ásia nos anos 1300. Matou mais de 20 milhões de pessoas na Europa - quase um terço da população do continente entre 1347 e 1352

A Peste Negra foi uma epidemia de peste bubônica que atingiu a Europa e a Ásia nos anos 1300. Matou mais de 20 milhões de pessoas na Europa – quase um terço da população do continente entre 1347 e 1352

Os cientistas agora sabem que a praga foi espalhada por um bacilo conhecido como yersina pestis . As bactérias podem viajar pelo ar, bem como pelas picadas de pulgas e ratos infectados. A peste bubônica pode causar inchaço das notas linfáticas. Se não tratado, pode se espalhar para o sangue e os pulmões.

Outros sintomas incluíram febre, vômito e calafrios. Os médicos confiavam em tratamentos como ferver para tomar banho de vinagre enquanto tentavam tratar as pessoas com a praga.

Alguns acreditavam que a Peste Negra era um “castigo divino” – uma forma de retribuição pelos pecados contra Deus.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit
admin on Turpis Nisl Sit