sexta-feira, maio 20, 2022
InícioMundoPetróleo dispara, Antônio Brinkenno visita países bálticos, Rússia e Ucrânia discutem um...

Petróleo dispara, Antônio Brinkenno visita países bálticos, Rússia e Ucrânia discutem um novo acordo.

O desenvolvimento de uma conversa entre representantes da Rússia e da Ucrânia, quando está ocorrendo combates ferozes que acontecem em algumas partes da Ucrânia e as forças russas estendem seus ataques com foguetes às cidades.

Petróleo dispara perto de US$ 130 por barril, com a possibilidade de uma proibição da oferta russa estimulando temores de crise.

O secretário de estado Antônio Brinkenno disse neste domingo que o governo e aliados estão discutindo se devem proibir as importações de petróleo russo.

“Estamos agora em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países e, é claro, ao mesmo tempo, manter um suprimento global estável de petróleo”, disse Blinken ao “Meet the Press”.

O secretário que está em viagem a Europa, para garantir à Lituânia e à Letônia a proteção da Otan e o apoio americano ao fazer visitas a dois dos três estados bálticos que estão cada vez mais nervosos à medida que a Rússia avança com a invasão da Ucrânia.

A OTAN está buscando expandir ainda mais sua presença no Leste Europeu, considerando posições mais permanentes nos Países Bálticos, disse Brinkenno.

Blinken disse que os países bálticos “formaram um muro democrático que agora se opõe à maré de autocracia” que a Rússia está pressionando na Europa. “Os Estados Unidos estão mais comprometidos do que nunca em ficar ao seu lado enquanto nossas democracias enfrentam o desafio”, disse ele.

Ele reiterou o compromisso dos EUA e aliados com o Artigo 5 da Otan, que considera que um ataque a um país é um ataque a todos.

Um ataque cibernético a um Estado membro da Otan pode desencadear o Artigo 5, e sua cláusula de defesa coletiva. Esses países estão temerosos que os Russos queiram estender a invasão vá além da Ucrânia. O artigo 5 pode ser acionado quando um ou mais membros da Otan considerarem ameaçada a “integridade territorial, independência política ou segurança” de qualquer um dos Estados membros.

Juntamente com a Estônia, que Blinken visitará na terça-feira, as ex-repúblicas soviéticas que são membros da Otan.

Por enquanto, a Ucrânia rejeitou nesta segunda-feira as rotas de evacuação propostas por Moscou que levam principalmente à Rússia e sua aliada, a Bielorrússia.

O desenvolvimento de uma conversa entre representantes da Rússia e da Ucrânia, quando está ocorrendo combates ferozes que acontecem em algumas partes da Ucrânia e as forças russas estendem seus ataques com foguetes às cidades.

O The Wall Street Jornal, informou que esta decisão por parte do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está preso entre a inflação e os pedidos para proibir o petróleo russo.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que um boicote ao petróleo e gás russos está “muito em cima da mesa”.

Conforme informação da Agência Reauters a Casa Branca está discutindo uma possível visita de Biden à Arábia Saudita numa tentativa de pressionar o aliado dos EUA a fornecer mais petróleo. Este acordo só é possível dependendo dos pontos positivos de uma reunião com membros do governo americano, neste domingo, com equipe do o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo a Agência de Notícia The Hill, as condições da oferta que o petróleo daquele país poderia ajudar a substituir o petróleo fornecido pela Rússia.

Em 2021, os EUA importaram uma média de 20,4 milhões de barris de produtos brutos e refinados por mês, representando cerca de 8% das importações de combustíveis líquidos.

O The Guardian informou que as forças russas miraram em civis e ignoraram o cessar-fogo temporário, continuaram a invasão nas partes do sul da Ucrânia e tentaram cercar lentamente.  Kiev. “Se eles não querem cumprir as regras civilizadas, eles também não devem receber bens e serviços da civilização. Deixe a guerra alimentá-los”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelenskiy, que pediu à comunidade internacional na segunda-feira que boicote as exportações russas e pediu um boicote ao fornecimento para a Rússia.

As forças ucranianas estão conseguindo retardar os avanços da Rússia que continuam a se aproximar de Kiev. Mas, algumas cidades  incluindo Mykolaiv, já em isolamento, com Moradores presos,  sem água, sem eletricidade ou acesso a comida.

Uma aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), partirá nesta segunda-feira de Brasília com destino à capital da Polônia, Varsóvia, para buscar 47 brasileiros e 17 ucranianos com laços de família no Brasil. O avião também levará 11,6 toneladas de mantimentos como ajuda humanitária.

A Operação de Resgate de Nacionais cumpre o Objetivo Nacional de Defesa nº V – “Salvaguardar as pessoas, os bens, os recursos e os interesses nacionais situados no exterior”.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Unknow (Alguém que ja participou desse sistema Ebenezer e conheceu nos bastidores) on Patrícia Lelis se envolve em mais uma polêmica, ataca seu ex pastor no Twitter
admin on Turpis Nisl Sit