Jornalista Hernane Amaral,
Portal GmundoNews, Portal AmaralNews
Angra dos Reis/RJ – Nesta quarta-feira (20/4), a Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e o ICMBio, deflagrou uma operação para reprimir a pesca ilegal de camarão em Angra dos Reis/RJ.
Ao notarem a aproximação dos agentes, alguns pescadores chegaram a cortar as redes dos barcos. Cinco embarcações foram autuadas e um homem foi preso em flagrante, enquanto pescava camarão na Baia da Ilha Grande.
Ao todo, foram apreendidos 9 kg de camarão, que serão doados para instituição de assistência.
O período de defeso do camarão vai de 1° de março a 31 de maio. A pena do crime de pesca ilegal pode chegar até 3 anos de detenção.
Grande parte dos camarões pescados atualmente em Angra dos Reis é de origem ilegal, pois poucos pescadores tem licença para essa atividade. A pesca com redes de arrastão é proibida.
No dia (02/4) policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) apreenderam 41 quilos de camarão branco, 17 quilos de pescados diversos, duas redes de arrasto e uma embarcação, no bairro Enseada.
A apreensão foi feita após denúncias sobre pesca irregular feitas ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para recebimento de informações sobre crimes ambientais.
Vale reforçar que a população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
Veja também
A segunda fase da Operação Thesaurus, com objetivo de combater a apropriação indevida de dinheiro destinado ao pagamento de auxílio emergencial e correlata lavagem de capitais.
Polícia Federal deflagra a segunda fase da Operação Thesaurus
O sinal racista “Z”, o símbolo “simboliza tragédia e tristeza para a Rússia e a Ucrânia porque os soldados estão morrendo”, colaboradora Natalia Poklonskaya